Desabamento em hospital no Rio mostra descaso do governo com a Saúde

Por: Cíntia Teixeira, do Rio de Janeiro

Um desabamento no setor de necrotério do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) na noite desta terça-feira causou a interdição de parte do prédio da instituição. Um servidor teve que ser retirado pela janela e residente foram evacuados.  O acidente é mais um exemplo do descaso dos governos com a saúde no estado.

Governos sucessivos implementam política de sucateamento do SUS, mas a rede Federal de saúde do Rio de Janeiro tem 11 unidades que permanecem com gestão pública graças a brava resistência dos servidores. Nós últimos meses, a rede vem sendo atacada frontalmente pelo governo de Temer e seu ministro empresário Ricado Barros, cuja campanha eleitoral foi financiado por planos de saúde. Ele divulga uma dita reestruturação que nada mais está sendo que o desmonte da rede com redução drástica de mão de obra, irregularidade reposição de insumos, fechamento de serviços de emergência e unidades com péssimas condições de edificação.

Quem sofre com isso é o povo e os trabalhadores, que ficam sem condições de saúde e segurança para trabalhar. O governo golpista está usando justificativas da crise financeira para retirar direitos. Ataque ideológico que temos que combater. Há quatro meses os servidores, com apoio de entidades, formaram a Frente em Defesa dos Institutos e Hospitaiss Federais do Rio de Janeiro e têm enfrentado esse governo ocupando o bairro do grande Tijuca Andaraí e Grajaú defendendo o Hospital Federal do Andaraí, ocupando a Serra Grajaú Jacarepaguá, defendendo o Hospital Federal Cardoso Fontes e ocupando a Avenida Brasil defendendo o Hospital Federal do Bonsucesso.