Acontece o I Encontro Direito à Favela, na Maré, no RJ

Por: Reginaldo Costa, de Niterói, RJ

Nos dias 23 e 24 de junho, aconteceu, na Maré, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Direito à Favela, que debateu a agenda de lutas dos trabalhadores, negros e negras e da comunidade LGBTT para o contexto das favelas. O evento foi impulsionado pelo Museu da Maré, o mandato da vereadora Marielle Franco do Rio de Janeiro e os militantes da Maré. Estavam presentes os parlamentares do PSOL deputado estadual Marcelo Freixo, vereador do Rio de Janeiro Tarcísio Motta e Talíria Petrone, vereadora mais votada de Niterói. Dona Penha, a militante pelo direito à moradia, conhecida pela resistência contra as remoções na Vila Autódromo, também estava presente. Além de outros convidados que contribuíram no debate sobre políticas públicas nas favelas.

Na sexta-feira, dia 23 de junho, foi a abertura com a mesa “O que é Direito à Favela?” e as oficinas de comunicação e cultura. No dia 24 de junho, a dinâmica foi de debates e grupos de discussão. Os temas foram Direito à Cidade e Moradia; Saneamento e Saúde; Educação e Cultura; Descriminalização das Drogas e Segurança Pública. Os debatedores abriam a discussão e uma relatoria das propostas apresentadas pelos militantes foi preparada para subsidiar iniciativas dos mandatos do PSOL e as lutas nas favelas do Rio de Janeiro.

19399936_428941257491472_4801078605904795163_n

Na parte cultural, destaque para o Projeto Entre Lugares Maré, que apresentou esquetes sobre as diversas formas de preconceito e a urgência da resistência dos oprimidos. Para o encerramento da noite, Bloco APAFUNK.

Mais um passo importante foi dado para as mobilizações nas favelas do Rio de Janeiro. Os mandatos do PSOL e a militância da Maré seguem a resistência contra a violência contra o povo negro das favelas, o machismo e lgbttfobia. A proposta de construir uma agenda positiva para a construção de um programa de políticas públicas para as favelas do Rio de Janeiro, de maneira que a população local seja protagonista, é a base para ampliarmos as mobilizações e as conquistas de direitos pelos trabalhadores.

Vídeo da apresentação sobre racismo e a mesa sobre segurança pública e descriminalização das drogas

Fotos: Reprodução Facebook