Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Pela Liberdade de Rafael Braga, ativistas chamam protesto no dia 19 de maio em Porto Alegre

Por: Francisco da Silva, de Porto Alegre, RS.

Nesta segunda feira, 8 de maio, cerca de 30 pessoas do Comitê Porto Alegre pela Liberdade de Rafael Braga Vieira se reuniram no DCE da UFRGS para avaliar as atividades já feitas e preparar os próximos passos na campanha de solidariedade à Rafael Braga, preso político dos protestos de 2013, condenado a 11 anos de prisão e vítima do racismo institucional do Estado brasileiro.

Esta foi a 3ª reunião do comitê e juntou ativistas do movimento negro, trabalhadores de diversas áreas e estudantes. Após debaterem a intervenção do comitê na última Marcha da Maconha – momento especial para discutir a guerra às drogas como pretexto das “autoridades” para a guerra aos pobres e negros do nosso país -, o comitê decidiu por uma marcha no dia 19 de maio na Esquina Democrática, tradicional ponto de mobilização da esquerda no centro de Porto Alegre, com concentração à partir das 17h.

Além do protesto pela liberdade imediata de Rafael Braga, o coletivo pretende dialogar com a população sobre temas como encarceramento da população, genocídio da juventude negra, guerra às drogas, etc.

Conversamos com Karen Morais dos Santos, primeira suplente de vereadora pelo PSOL e membro do coletivo Alicerce, sobre o coletivo e os próximos passos da campanha. Ela nos contou que “é uma iniciativa coletiva e tardia em relação à sentença de Rafael Braga, mas necessária visto que o caso é a expressão de todo um cenário de assassinatos e cárcere da juventude negra brasileira. Aqui em POA o Comitê tem essa perspectiva a médio prazo, olhar para a realidade da cidade, para os ‘Rafaeis’ que se encontram em nossas comunidades, e que possamos cobrar do poder público e mobilizar a população contra esse sistema judiciário racista e elitista, que ao mesmo tempo que dá liberdade a políticos corruptos se utiliza do ‘Guerra as Drogas’ para vitimizar, segregar e submeter a população negra e periférica.”

Karen ainda comentou que o coletivo está realizando uma campanha financeira em solidariedade à Rafael Braga e sua família com a venda de bottons. O dinheiro será integralmente revertido para a família de Rafael.

A próxima reunião do comitê Porto Alegre pela Liberdade de Rafael Braga Vieira ocorrerá dia 15 de maio, às 18h30min no DCE da UFRGS na Avenida João Pessoa em Porto Alegre. Saiba mais:

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/04/22/a-condenacao-de-rafael-braga-e-o-racismo-institucional-brasileiro/ http://esquerdaonline.com.br.br/2017/04/24/movimento-organiza-campanha-pela-liberdade-de-rafael-braga/ http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/04/ato-pela-liberdade-de-rafael-braga-acontece-nesta-quinta-4-saiba-como-ajudar-a-familia-do-jovem/