Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20968 (10) { ["term_id"]=> int(4302) ["name"]=> string(23) "Greve Geral 28 de abril" ["slug"]=> string(23) "greve-geral-28-de-abril" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4302) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(87) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Na construção da greve geral, nasce a Frente ‘Itaquera sem Medo’

Por: Carolina Freitas, de São Paulo, SP

No dia 22 de abril, cerca de 80 lutadores e lutadoras da Zona Leste de São Paulo se reuniram na Paróquia do Carmo, no Centro de Itaquera, para a formação de uma frente de lutas regional. Impulsionada pelas organizações que participam da Frente São Paulo Sem Medo, a atividade reuniu os movimentos sindical, popular, de juventude, entre outras iniciativas políticas que estão presentes nessa grande região da cidade.

Esse primeiro espaço teve como objetivo, além de formar a Frente Itaquera Sem Medo, encaminhar ações efetivas de mobilização durante essa semana, para a construção da greve geral no dia 28 de abril. Esse impulso pode fortalecer a resistência, quase sempre muito aguerrida, mas por vezes desarticulada, na periferia de São Paulo, num momento em que, tanto no nível municipal, como no nível federal, uma série de ataques e retiradas de direitos tem como alvo o povo que mora nos fundões das grandes metrópoles.

A construção dos Bairros Sem Medo faz uma aposta certeira: a privatização de espaços e serviços públicos municipais, tanto quanto a precarização da vida da classe trabalhadora por meio das contrarreformas da Previdência e Trabalhista fazem parte de um projeto unificado de manutenção dos lucros dos empresários, rentistas e proprietários. A nossa resposta também deve ser unificada e não sairá de outro lugar, senão do território onde o povo mora, estuda, trabalha e circula. Itaquera, que é lugar de lutas históricas em São Paulo, dará seu recado nessa greve geral, sem medo de crescer e se fortalecer, agora com muito mais unidade nas batalhas que temos daqui para frente.