Pular para o conteúdo
BRASIL

Índios acampam em Brasília e vão participar do 28 de abril

Greve Geral promete parar a cidade, na capital federal

Por: Ademar Rodrigues, de Brasília, DF

Mais de três mil indígenas estão acampados em uma área próxima à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde esta segunda-feira (24). Além das reivindicações próprias do movimento, como a demarcação das terras, os índios também vão se somar à greve geral marcada para acontecer nesta sexta-feira, dia 28 de abril. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Acampamento Terra Livre é uma das maiores mobilizações indígenas da história da capital federal.

Segundo o coordenador da Apib na Região Sul, Marciano Rodrigues, o acampamento já estava marcado há meses. “A gente tinha se programado para ir embora no dia 27, mas depois que a greve geral foi marcada, decidimos ficar até o dia 18”, disse o índio Guarani. Para ele “é importante também lutar contra a perda de direitos sociais promovida por esse governo”.

A Greve Geral em Brasília promete parar a cidade. Rodoviários e metroviários já decidiram paralisar as atividades. Trabalhadores dos Correios, vigilantes e diversas categorias do serviço público federal também vão aderir. Atos estão programados em vários lugares de concentração de pessoas. Às 11h, está programada a concentração de um ato unificado.

Índios sofrem ataques de Temer e do Congresso

Estão na pauta de mobilização, entre outros temas, a paralisação das demarcações indígenas; o enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas; as proposições legislativas anti-indígenas que tramitam no Congresso e a tese do “Marco Temporal” pela qual só devem ser consideradas Terras Indígenas as áreas que estavam de posse das comunidades indígenas na data da promulgação da Constituição (05/10/1988).

O governo Temer consegue ser pior que os anteriores na questão indígena. Ele é totalmente aliado dos grandes fazendeiros que invadem terras que os índios ocupam há séculos. Enquanto em lugares como no Mato Grosso do Sul índios sofrem massacres organizados, o governo organiza o desmonte da Fundação Nacional do Índio.

Foto: Esquerda Online