Pular para o conteúdo
EDITORIAL

EUA realizou ataque no Afeganistão com considerada “mãe de todas as bombas”

Da Redação

Os Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (13), ataque no leste do Afeganistão, com o lançamento da bomba GBU-43. A notícia foi dada através do porta-voz da Casa Branca Sean Spicer e foi divulgada poucas horas depois de o Pentágono ter admitido a morte de 18 rebeldes em operação do país, na Síria, “por engano”. O artefato bélico, com projétil de 10 toneladas, é conhecido como a ‘mãe de todas as bombas’ e se considerados os não nucleares, é o mais poderoso dos EUA.

O lançamento aconteceu próximo às 19h da hora local afegã. De acordo com Spicer, o objetivo seria atingir sistema de túneis e cavernas utilizados pelo Estado Islâmico (ISIS-K) em ataques a forças americanas e afegãs. O local atingido fica na província de Nangarhar.

Os Estados Unidos vêm realizando ofensivas bélicas nos últimos dias.Recentemente, o alvo foi a Síria. Utilizando como pretexto uma retaliação ao uso de armas químicas pelas tropas de Bashar Al Assad, um bombardeio unilateral foi realizado pela Marinha estadunidense. Comportando-se mais uma vez como “polícia do mundo” os EUA, país que já cometeu crimes de guerra terríveis, neste século, como as invasões ao Iraque e a Afeganistão, se sentiu autorizado a intervir na luta do povo sírio. Os objetivos parecem ser os de manter o apoio interno conseguido no bombardeio na Síria e dar mais um recado em termos de disposição bélica a seus rivais mais importantes e à Coreia do Norte  na arena mundial.

GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast
MOAB bomb.jpg
TypeConventional bomb
Place of originUnited States
Service history
In serviceSince 2003
Used byUnited States Air Force, Royal Air Force
Production history
DesignerAir Force Research Laboratory
Designed2002
ManufacturerMcAlester Army Ammunition Plant
Produced2003
Specifications
Weight10,300 kg (22,600 lb)
Length9.1885 m (30 ft 1.75 in)
Diameter103 cm (40.5 in)

FillingH-6
Filling weight8,500 kg (18,700 lb)
Blast yield11 tons TNT
Foto: Wikipedia