Programa para revolução brasileira é discutido por organizações MAIS e NOS, no Rio; confira os textos no Esquerda Online

Da Redação

Como parte da elaboração de um programa revolucionário para o Brasil, o Esquerda Online vem divulgando textos elaborados por organizações da esquerda socialista brasileira, como o Movimento Por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) e a Nova Organização Socialista (NOS), que estão em pré-congresso e anunciaram, recentemente, o início de um processo de discussão comum, a partir da conformação de um comitê de enlace. Neste sábado (08), alguns desses textos foram discutidos na primeira plenária entre os militantes dos dois grupos, do Rio de Janeiro. Valério Arcary, do MAIS, e Marco Pestana e Demian Melo, da NOS, foram os responsáveis por apresentar as contribuições.

Pela manhã, o tema discutido foi a “Formação História e Social do Brasil”, com base nas elaborações de Valério Arcary e Marcelo Badaró (NOS). O militante da NOS não pôde estar presente por estar a trabalho em Portugal. Marco Pestana ficou responsável pela apresentação do seu texto.

À tarde, ‘Governo, Estado e Regime’, com base nos textos de Pedro Henrique (MAIS) e Marcelo Badaró, norteou o debate. Valério e Deminan fizeram a abertura para a discussão.

Esta foi a primeira de algumas das discussões que estão previstas para acontecer entre as duas organizações ainda este ano. O Esquerda Online saúda a iniciativa e pretende continuar contribuindo com o espaço para divulgar as elaborações, por entender a importância da formulação de um programa revolucionário para o Brasil.

Para conferir os textos discutidos na plenária, acesse:

Notas introdutórias para o debate da esquerda socialista no Brasil: 1ª Nota – O capitalismo no Brasil

Notas introdutórias para o debate da esquerda socialista no Brasil: 2ª Nota – A Burguesia no Brasil

Notas introdutórias para o debate da esquerda socialista no Brasil: 3ª Nota – Estado e Formas de Dominação

Uma nota sobre Estado, regimes e governos no Brasil

Uma nota sobre o lugar do Brasil no mundo em perspectiva histórica

Mais textos no Blog Esquerda Online