Pular para o conteúdo
BRASIL

Amanda Gurgel: com ou sem mandato, a luta continua

Por: Emy Magalhães, de Natal, RN

Depois de terminado quatro anos de mandato como vereadora, Amanda Gurgel – a segunda candidata mais bem votada nas eleições de 2016 em Natal, com mais de oito mil votos – retorna pela primeira vez, nesta sexta (31), à Câmara Municipal para participar da audiência pública “Desafios no atendimento à Educação Infantil”, promovida pela vereadora Eleika Bezerra (PSL).

A chegada da professora, que atualmente leciona nas escolas E. M. Profª Iapissara Aguiar, E. E. Aldo Fernandes de Melo e Instituto Ary Parreiras, foi marcada por muita emoção e declaração de carinho dos e das professoras e educadores presentes no plenário, dos funcionários da Casa e de alguns vereadores presentes, que, apesar das divergências políticas, alimentam o respeito conquistado com muito afinco e luta durante todo o mandato.“Você precisa voltar”, foi uma das frases mais ouvidas durante as poucas horas em que Amanda permaneceu ali.

Em sua fala, que durou cerca de dez minutos, Amanda denunciou todo o descaso consciente e reincidente da prefeitura com a educação pública da cidade, relembrou as lutas travadas durante o mandato e as vitórias conquistadas através da mobilização da categoria e da população da cidade e exigiu respeito, por parte do prefeito Carlos Eduardo, a esses direitos tão duramente conquistados e que ele insiste em não garantir e, por muitas vezes, não reconhecer.

“Para mim é muito simbólico voltar à Câmara exatamente no Dia Nacional de Lutas e Paralisações – no qual, trabalhadores do país inteiro vão às ruas para barrar os ataques do governo Temer – e discutir um tema que foi uma das principais prioridades do nosso mandato. Estou muito feliz por isso, por rever todos os funcionários e por sentir o carinho e o respeito de todos, que é a expressão do reconhecimento do principal papel do nosso mandato: o de ter sido porta voz incansável da luta pelos direitos dos trabalhadores da cidade”, falou com entusiasmo a professora que, logo mais, às 15h, se somará ao ato unificado chamado pelas centrais sindicais e movimentos, no Midway.