Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Servidores Federais têm dia de protestos contra reformas do governo

Da Redação

Esta terça-feira, 28 de março, é Dia Nacional de Mobilização de Luta contra as reformas da Previdência (PEC 287/2016) e Trabalhista, organizado pelo Fórum de Entidades Nacionais do Servidores Públicos Federais (Fonasef). Como parte do protesto, logo cedo, às 7h, o aeroporto de Brasília recebeu o protesto da categoria, com o objetivo de interpelar os parlamentares durante a chegada à capital.

Assista no vídeo

Com o anúncio inicial de que a votação em primeira turno no plenário da Câmara do projeto de Reforma da Pevidência aconteceria no dia 28 de março, o Fonasef tinha agendado uma Marcha Nacional em Brasília para esta terça. No entanto, com a mudança do calendário, o fórum anunciou o adiamento da iniciativa, mas com manutenção dos protestos que acontecem no dia de hoje.

Ainda nesta terça-feira (28), às 9h, aconteceu um ato em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), no bloco k. De acordo com o fórum, a ideia é também cobrar resposta à pauta de reivindicações da Campanha Salarial da categoria.

Ao todo, quatro iniciativas centrais foram programadas. Além dos atos no aeroporto e na Esplanada, às 14h acontecerá uma manifestação no Congresso Nacional. “Deixaremos bem claro, olho a olho de cada parlamentar, que aqueles que aprovarem medidas contra a classe trabalhadora serão massivamente denunciados às bases até as eleições de 2018”, afirma nota dos servidores.

Às 17h, na sede da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes-SN), em Basília, acontecerá a Reunião das Entidades que compõem o Fonasef.

17553878_284036632032728_7007047585639135167_nNovos protestos podem ser programados pela categoria. Uma nova data para a Marcha Nacional será decidida após divulgação do calendário com as datas corretas da tramitação do projeto na Câmara.

Manifestação também acontecem nos estados. Na foto, servidores públicos de Natal dizem não ao projeto de Reforma da Previdência. Protesto foi organizado pelo Sindprevs-RN.

No vídeo abaixo, Coordenador Geral da Fasubra fala direto do protesto em Brasília