Pular para o conteúdo
BRASIL

15M: dia de luta no Cariri, CE

Por: Alessandro Reinaldo, de Juazeiro do Norte, CE

As principais cidades da região do Cariri, no Ceará, realizaram atos na manhã da quarta-feira (15), somando ao Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência do governo de Michel Temer (PMDB).

Em Juazeiro do Norte, a atividade organizada por sindicatos ligados à CSP-Conlutas, Intersindical/CCT, CUT e CTB contou com a presença de estudantes, trabalhadores do comércio, carteiros, servidores públicos da educação municipal e estadual, saúde, agentes de endemias, entre outras categorias.

Com cerca de 300 pessoas, o ato teve início na praça da Prefeitura Municipal e seguiu até a agência do INSS, oportunidade em que os professores do município cobraram o ressarcimento de desconto no IRRF feito pela atual gestão, além de pautas da campanha salarial deste ano.

No Crato, o sindicato dos professores da URCA organizou também pela manhã um debate sobre a Reforma da Previdência, com a presença de professores e alunos. Em Barbalha, os servidores públicos municipais finalizaram a caminhada na agência do INSS da cidade.

A cidade de Brejo Santo concentrou o maior ato no Cariri. Mais de mil pessoas bloquearam o acesso à BR-116 na região. O protesto contou com trabalhadores rurais, sem terras, do comércio, professores e estudantes.

O 8M no Crato pelo direito das mulheres e o 15M em quatro cidades da região significam um retorno às atividades depois de um tempo considerável sem mobilizações. O último grande ato foi realizado em dezembro do ano passado e organizado pelo Movimento Fora Temer Cariri.

Foto: Leandro Medeiros