Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

15 de março no ABC: paralisação na Volkswagen

Por: Daiane Curi e Karina Lourenço, do ABC, SP

Os trabalhadores da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, interromperam suas atividades na manhã desta quarta-feira (15), como parte do Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC planejava realizar passeata com os trabalhadores do primeiro turno pela via Anchieta em direção ao prédio do INSS, localizado no Centro da cidade. Porém, parte significativa dos trabalhadores, tanto técnicos administrativos, quanto da produção, não conseguiu chegar à fábrica, devido à adesão à paralisação também de rodoviários, que já na noite do dia 14 não realizaram a saída do segundo turno na fábrica.

Mesmo assim, os representantes sindicais impediram alguns trabalhadores que queriam entrar na fábrica e realizaram assembleia. Orientaram os trabalhadores que retornassem para casa e fossem para o ato da Frente Povo sem Medo, Frente Brasil Popular, Centrais Sindicais e diversos movimentos sociais que se realizará na Avenida Paulista, às 16h30.

Participam também da paralisação os trabalhadores terceirizados, além do transporte fretado, os da alimentação, limpeza e outros. O clima  era de total repúdio a Temer e sua política de desmonte dos direitos da classe trabalhadora.

Vale lembrar que nos dias 14 e 15 está ocorrendo eleição da CSE (Comissão Sindical Especial) e da Comissão de Fábrica, o que levava a crer que os trabalhadores não participariam do 15M. Porém, devido à pressão dos trabalhadores na base, receosos do resultado negativo que a Reforma da Previdência terá em suas vidas, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi obrigado a aderir à paralisação.

Vídeo