Pular para o conteúdo

Com centenas nas ruas, servidores de Santos iniciam greve contra reajuste zero

Por Leandro Olimpio, Baixada Santista, SP

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi ousado: propôs aos servidores municipais zero de reajuste salarial mesmo com o maior orçamento da história da cidade: 2,7 bilhões de reais – um aumento de 8% em relação ao ano passado, quando foi arrecadado 2,5 bilhões anos passado. Diante dessa afronta, os trabalhadores em assembleia no dia 23 de fevereiro aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (9).

IMG_9583

A concentração começou logo pela manhã na Praça Mauá, onde fica a Prefeitura. Centenas de trabalhadores de diversos setores se reuniram para demonstrar que não vão aceitar redução salarial. Com gritos de “a culpa é do prefeito” e “prefeito sem vergonha” os servidores lotaram a praça e, logo em seguida, iniciaram uma caminhada pelas principais avenidas do Centro. O “transtorno” gerado no trânsito não trouxe rejeição da população. Pelo contrário, manifestações de solidariedade eram vistas nos comércios e repartições públicas das ruas por onde os grevistas passaram.

Pela primeira vez, em 22 anos, os servidores de Santos iniciam uma greve por tempo indeterminado. Pela força da mobilização em seu primeiro dia, a expectativa e confiança são grandes para a continuidade do movimento. O objetivo é impor uma derrota à tentativa do prefeito de jogar nas costas dos trabalhadores a conta de uma suposta crise que nada tem a ver com a categoria. Uma das principais exigências do movimento é que, em alternativa ao reajuste zero, o prefeito reduza o seu salário e dos seus secretários, assim como cortar as centenas de cargos de confiança que foram criados como moeda de troca eleitoral.

Todo apoio aos servidores em luta!

Fotos: Leandro Olimpio