Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Após 8 de março vitorioso, construir um forte 15 de março de mobilizações

No dia 15 de março, vamos construir paralisações, manifestações e lançar a Consulta Nacional

Nessa terça-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foram realizadas manifestações de peso em várias cidades e capitais de todo o país. A dedicação, garra e disposição das mulheres foi contagiante e demonstrou ao governo Temer e ao Congresso Nacional cheio de machistas e corruptos que vai ter muita luta e resistência contra as maldades contidas nas propostas de reformas da Previdência, Trabalhista, terceirizações e restrições ao direito de greve. Foi uma data de luta internacionalista. As manifestações protagonizadas pelas mulheres aconteceram no Brasil e em todo o mundo contra a violência de gênero, o feminicídio e os ataques dos governos mundo à fora.

Mas, não podemos descansar, pois a metralhadora giratória de Temer contra os direitos sociais está a todo vapor. Nessa reta final de preparação das manifestações do dia 15 de março que vão ocorrer em todo o país é hora de fortalecer os comitês unificados contra a Reforma da Previdência em cada cidade, preparar paralisações em todas as fábricas, bancos, órgãos públicos, escolas e demais locais de trabalho, mobilizando os trabalhadores para as manifestações que vão ocorrer. Não podemos nos contentar com atos onde só vai a diretoria do sindicato, é preciso muito mais. Agora é trabalho de base na veia e organizar centenas de milhares para irem às ruas com muita força e unidade para derrotar as maldades de Temer.

A greve dos trabalhadores da educação, marcada para o dia 15 em todo país tem ganhado adesão de outras categorias que vão parar e se manifestar nessa mesma data. As centrais sindicais estão convocando, as frentes Povo sem Medo e Brasil Popular também. O Fórum dos servidores públicos federais orienta paralisações e participação nas manifestações, os trabalhadores do metrô de São Paulo votaram paralisação, os trabalhadores dos Correios também vão parar e construir atos e os comitês e frentes construídas nos estados também estão se reunindo e preparando manifestações importantes em caráter de frente única.

Destaque para São Paulo, que tem potencial para levar para a avenida Paulista mais de milhares de pessoas entre trabalhadores da educação, trabalhadores sem teto, funcionalismo, operários, bancários, trabalhadores do metrô, juventude, entre outros setores.

Fortalecer o lançamento da consulta nacional sobre as reformas e a dívida
Por iniciativa da auditoria da dívida e depois incorporado por várias entidades nacionais, será lançado em todo país o plebiscito popular na próxima semana. O objetivo é utilizar esse instrumento para disputar a opinião pública e construir uma massa crítica de trabalhadores que passe a questionar e lutar contra as maldades de Temer e as mentiras da grande mídia.

A coordenação nacional do plebiscito já elaborou as perguntas que estarão na cédula, confira:

1. Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287) que destrói seu direito à aposentadoria e pensão, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro?

2. Você concorda que é necessário barrar a reforma trabalhista, que aumenta a jornada de trabalho e retira direitos como férias, décimo terceiro, carteira assinada, entre outros?

3. Você concorda que é necessário impedir a privatização da educação, saúde, transporte, energia e riquezas naturais como água, petróleo, nióbio, terras, entre outros?

4. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública, a fim de acabar com o privilégio dos bancos e garantir mais recursos para educação, saúde, previdência, moradia, reforma agrária, segurança, entre outros?

O lançamento da consulta nacional está previsto para o dia 14 de março, com encerramento indicado para o dia 30 de junho. Essa data poderá sofrer alterações pela coordenação nacional caso observar necessidade. Lançamento em Brasilia: pela manhã, no Congresso da CONTAG e às 14h, no ato convocado pela OAB Federal, no pátio em frente a sua sede, na L2 sul.

A consulta nacional sobre as reformas e a auditoria da dívida será realizada através de urnas ambulantes e também pela internet, uma oportunidade fundamental para que todas as centrais, federações, sindicatos, movimentos sociais, movimento estudantil, associações de bairro possam construir uma frente única que mobilize milhões num profundo trabalho de base, acumulando forças para revertermos essa difícil conjuntura de ataques por que passam os trabalhadores brasileiros.

Os detalhes e materiais da consulta nacional serão disponibilizados em página virtual que está em fase final de acabamento e estará à disposição de todo o movimento até a data do lançamento. Portanto, preparem-se, mãos à obra e todos às ruas.