Pular para o conteúdo

Repressão violenta da GCM à roda de rimas em São Caetano do Sul

Por Elber Almeida, do ABC paulista

Na noite dessa segunda-feira (06/03), estava acontecendo a Batalha de freestyle da Galeria, em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A roda reúne MC’s de diversas partes do ABC e de São Paulo, para usufruir do espaço público desenvolvendo a arte das rimas, dentro do movimento Hip Hop.

Dessa vez, várias batalhas de MC’s do ABC fizeram o chamado para fortalecer a Batalha da Galeria, pois houve repressão na semana anterior.

“Na última segunda-feira 27/02 houve mais um episódio de repressão à batalhas do ABC. Dessa vez na Batalha da Galeria, por parte da GCM, houve abuso de poder e agressão gratuita.

Convocamos o público de todas as batalhas pra somar na edição do dia 06/03 para que não hajam mais sinais de repressão policial.

Juntos somos fortes.”

Mas a Guarda Civil Municipal, que age sob comando da prefeitura, acabou com a batalha. Primeiro disseram que ela não poderia ocorrer onde sempre ocorre, próxima ao terminal de ônibus e estação de trem. Quando a batalha estava acontecendo chegaram dizendo que não haveria conversa. “Sai, sai, sai”.

Após os presentes, público e MC’s,já terem desfeito a roda e atravessarem a rua andando, os GCM’s aproximaram-se correndo e dando cacetadas, xingando e perseguindo pelas ruas da região os artistas, estudantes e trabalhadores que estavam no evento. Quem tentava se reaproximar do terminal, mesmo para ir para casa, era repelido. Muitos apanharam, um dos participantes que está na foto foi exemplo disto.

A GCM age sob as ordens da prefeitura, que no caso dessa cidade é Auricchio, do PSDB. Resta saber quando o direito à cultura e ocupação dos espaços públicos será respeitado. As batalhas de MC’s no Brasil resistem à repressão e autoritarismo dos governos.

Veja vídeo da repressão:

Sobre a Batalha da Galeria: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/20/o-contraste-na-cidade-a-batalha-da-galeria/