Pular para o conteúdo

Marchezan (PSDB) contra ataca professores de POA com campanha publicitária. População responde com enxurrada de críticas nas redes sociais.

Por: Francisco da Silva, de Porto Alegre (RS)

A mobilização dos professores de Porto Alegre contra o decreto 19.685 de 21/2/17 segue forte. Nesta sexta (24) mesmo chovendo bastante os professores não arredaram o pé do piquete em frente à Secretaria de Educação. Como o prefeito Marchezan (PSDB) sentiu a resistência dos educadores, decidiu iniciar uma campanha publicitária para disputar a consciência da população e isolar o movimento.

Professores e população de Porto Alegre respondem com enxurrada de críticas nas redes sociais
O primeiro vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura é uma entrevista com um suposto pai defendendo o decreto. Os educadores e a população de Porto Alegre responderam com uma chuva de comentários e interações criticando os argumentos do entrevistado. E aproveitaram para denunciar vários outros problemas de infra estrutura e baixo investimento que a educação municipal está passando.

A luta é nas ruas e nas redes
Como se não bastasse o apoio direto e explícito que Marchezan vem recebendo do Grupo RBS (sócia local das organizações Globo e proprietária do jornal Zero Hora), o representante da elite gaúcha agora desafia os professores à um duelo nas redes sociais para ver quem ganha o apoio da população sobre o decreto. Marchezan sabe que se os professores se unem com o restante da categoria e conseguem a simpatia e o apoio da população podem vencer. E isso seria a primeira derrota do seu governo, que a depender do tamanho da luta poderia inclusive colocar em xeque o cargo do secretário de educação.

Nessa queda de braço vai ser muito importante o diálogo com a população e com o restante da categoria. Para isso os educadores devem se apoiar nos veículos de mídia alternativa, que em sua maioria são impulsionados pelas organizações da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. São ferramentas para intervir nessa luta que se dará nas redes e nas ruas. Mande a sua indignação contra este ataque do prefeito e ajude a convencer mais pessoas que este decreto vai piorar a educação pública. A classe capitalista tem seus veículos de comunicação: a Zero Hora e o Grupo RBS serguirão apoiando de forma incondicional o decreto e as iniciativas do governo Marchezan (PSDB). As classes exploradas e oprimidas também precisam ter os seus.

Envie para nós via e-mail ([email protected]), pela nossa página no facebook ou pelo whats app (11) 98646-5160, seu relato, texto de opinião, denúncia, foto ou vídeo.