Solidariedade a Comunidade Nelson Mandela em Campinas

Por Isabel Laurito, de Campinas, SP

Ontem (21), moradores da Comunidade Nelson Mandela, no Jardim Capivari, saíram em ato desde cedo pela cidade, contra a ordem de despejo que foi anunciada na última terça feira. Há 40 anos a área estava abandonada, mas com o início da ocupação o dono da área entrou na justiça, exigindo a desocupação do terreno. Pela manhã, os moradores estiveram em reunião com o Secretário de Habitação da cidade, que não deu nenhuma resposta e garantia para as 900 famílias que moram na comunidade. São cerca de 2500 pessoas que moram hoje na região ocupada, 145 crianças de até 7 anos, 30 gestantes e centenas de idosos.

Depois da reunião com o Secretário de Habitação os moradores seguiram em ato até a prefeitura da cidade, exigindo uma reunião com o prefeito Jonas Donizette. Depois de passarem a tarde toda em frente à prefeitura, os moradores foram informados pela Guarda Municipal (GM) que deveriam se retirar do local, caso contrário a GM estava autorizada a utilizar bombas de gás contra os manifestantes, para que dispersassem.

Após a ameaça da GM, o secretário do prefeito se reuniu com alguns representantes do movimento e garantiu que, após o carnaval, haverá uma reunião oficial entre os representantes da ocupação, o secretário e a Cohab. Os moradores da Comunidade Nelson Mandela seguem em resistência contra a reintegração de posse do terreno.

Foto: simple.wikipedia.org/wiki/Favelas#/media/