Pular para o conteúdo
BRASIL

Alerj vota a venda da CEDAE: e agora?

Por Clara Saraiva, do Rio de Janeiro, RJ

Nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, o Presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB-RJ), deu mais um dos seus golpes. Colocou para votar, em apenas uma sessão, a autorização para que o governo do estado privatize a Cedae. Havia sido anunciado, anteriormente, um calendário de discussão e votações que iria até a próxima quinta-feira.

A autorização da privatização da Cedae foi aprovada com o voto favorável de 41 deputados; 28 votaram contra. A aprovação foi relâmpago, sem nenhuma audiência pública para discutir com a sociedade a venda do último ativo do Estado do Rio de Janeiro, e, ainda por cima, rejeitando em bloco (em apenas uma votação) mais de 200 emendas ao projeto. Um verdadeiro escândalo.

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE) e o Sindicato dos trabalhadores da Cedae (Sintsama) organizaram às pressas um protesto, que mais uma vez foi duramente reprimido pela tropa de choque da PM. Houve uma passeata dos trabalhadores da Alerj até a sede da empresa, na Praça XI. A repressão foi brutal, com dezenas de feridos e 24 detidos, que até a meia noite já estavam em liberdade.

Os trabalhadores da Cedae seguirão em greve e já planejam novos protestos, apontando sua ampliação e radicalização. O MUSPE está convocando um novo protesto para a Alerj hoje, dia 21 de fevereiro, terça-feira, a partir do 12h. Os profissionais de educação do Estado farão uma paralisação também.

A votação golpista dessa segunda-feira na Alerj está muito longe de encerrar a nossa luta contra a venda da Cedae e para derrotar o pacote de maldades de Pezão. Ela não é ainda a privatização, é um passo neste sentido. Inclusive, durante a gestão do tucano Marcello Alencar, ex-governador do RJ, muitas vezes eles ameaçaram e até chegaram perto de vender a empresa. Mas, a luta histórica e exemplar dos “cedainos” por um lado, e o apoio a ela da maioria da população carioca em defesa da Cedae pública e estatal, derrotaram os planos de vender a empresa.

Se o Governador Pezão, que hoje, inclusive, teve seu impeachment oficialmente publicado em Diário Oficial da Justiça Eleitoral do RJ, pensa que já venceu a guerra, está muito enganado. Hoje a manifestação será ainda maior, para derrotar as suas medidas contra o povo trabalhador e para colocar ele e seu vice para fora, exigindo novas eleições antecipadas para o governo do estado.

Temos certeza que os protestos em defesa da Cedae e pelo fora Pezão e Dornelles tomarão conta do irreverente carnaval carioca. Na sexta-feira de carnaval, já há um chamado ao grande Bloco Fora Temer, que vem sendo construído por diversos movimentos. E, logo após o carnaval, a luta vai seguir já no dia 8 de março, dia internacional de luta das mulheres, e no dia 15 de março, dia nacional de lutas e paralisações, convocado pelas centrais sindicais contra a reforma reacionária da previdência social.

. Unificar as lutas e parar o Rio de Janeiro!

. Pezão, a crise é você! Não à venda da CEDAE!

. Não ao acordo Temer-Pezão!

. Contra a Reforma reacionária da Previdência!

. Abaixo a repressão!

. Desmilitarização da PM!

. Fora Pezão e Dornelles. Novas eleições antecipadas para o governo do Estado!

. Por uma Frente de Esquerda dos Trabalhadores.