Atlético PR x Coritiba: jogo cancelado em nome do lucro da grande imprensa

Por Izabella Lourença, de Belo Horizonte.

É o primeiro clássico do ano entre Atlético Paranaense e Coritiba. Enquanto a globo paga milhões para transmitir clássicos de São Paulo ou Rio de Janeiro, como Flamengo e Fluminense (Fla-Flu), ofereceu a quantia de um milhão de reais para a transmissão do Atletiba. Os clubes não aceitaram a proposta e fecharam o acordo de transmitir o jogo ao vivo pelo youtube, através de seus canais, com uma estrutura composta por narrador, comentarista e repórter de campo.

O clássico que contou com um assassinato da Polícia Militar no início de uma briga na concentração das torcidas, gerou revolta por outro motivo. Antes do início do jogo, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) impediu a realização do jogo, alegando que os profissionais da imprensa alternativa não foram credenciados na federação. A FPF alegou que enquanto a transmissão continuasse, o jogo não começaria. Os dirigentes dos dois times decidiram continuar a transmissão como forma de protesto contra o monopólio da grande mídia. Depois de uma hora de atraso, os torcedores se retiraram do campo e princípios de tumultos, barulhos de bombas e balas de borracha puderam ser ouvidos.

Alternativas como essas servem para questionar o poder da mídia, em especial da Rede Globo, sobre o futebol brasileiro, que dita os horários, movimenta milhões e mostrou-se capaz de impedir a realização de um jogo se os clubes não aceitarem suas regras.

Foto: Jogadores voltam ao gramado para agradecer a torcida. Publicada pela página Coritiba Campeão do Povo