Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Um ano da Casa Nem e a importância da manutenção do projeto no Rio

Por: Lara Lima, do Rio de Janeiro, RJ

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia apontou que 37% dos brasileiros não aceitariam um filho LGBT dentro de suas casas. Diante desta realidade, entendendo a situação de risco em que essas pessoas se encontram, projetos de acolhimento para LGBTs são extremamente necessários. A Casa Nem, no Rio de Janeiro, é um desses.

A casa funciona desde fevereiro de 2016, na rua Moraes e Silva, no centro do Rio de Janeiro. Abriga pessoas LGBTs, em especial Transsexuais e Travestis, em uma casa coletiva e autogestionada. Uma casa de passagem que leva cidadania e novas oportunidades àqueles que são invisíveis para o poder público.

Desde o começo das atividades, o foco da casa é, além de dar abrigo, proporcionar meios para que as pessoas assistidas consigam dar prosseguimento aos estudos e entrar no mercado de trabalho. Projetos como o PreparaNem, um pré-vestibular para LGBTQIs com prioridades para travestis, transexuais e transgeneres, que já tem modelo replicado na Zona Oeste do Rio, em Niterói e na Maré, fazem parte das oportunidades oferecidas na casa.

Infelizmente, devido a dificuldades de levantamento de verbas, a Casa Nem corre o risco de fechar, botando de volta às ruas 30 pessoas que nela habitam. Com o objetivo de arrecadar fundos para conseguir uma nova casa e dar continuidade ao projeto, elas fizeram uma vaquinha na internet. O objetivo era arrecadar R$ 30 mil, necessários para a reestruturação da casa e o planejamento dos projetos para o ano de 2017.

Por que é importante colaborar?
A Casa Nem é a primeira casa de acolhimento para LGBTIQs totalmente independente de órgãos governamentais no Estado do Rio de Janeiro. Pessoas transsexuais de diversos lugares do país largaram sua cidade natal e vieram para o Rio contribuir com a construção da casa. A maioria delas não tem outro lugar para ir, caso a casa feche.

Além de todos os projetos voltados para as pessoas que nela vivem, a Casa Nem, neste um ano de funcionamento, tornou-se referência da cultura LGBT no Rio de Janeiro, cedendo seu espaço para festas, debates e oficinas. Um local seguro de encontro para pessoas que têm acesso negado à cultura e à educação.

Colaborar com a Casa Nem é colaborar para uma sociedade inclusiva, sem preconceitos e que respeita a diversidade.

Página da Casa Nem no Facebook
Link para colaborar com a Casa Nem

Vídeo

Marcado como:
casa nem / lgbt / trans