Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Ativista e advogada são intimidadas em delegacia ao tentarem denunciar ameaças nas redes sociais

Da Redação

Ameaçada por registrar a ação da Prefeitura de São Paulo contra os grafites espalhados pela cidade. A ativista Diana Assunção gravou um vídeo através do qual denuncia o programa ‘Cidade Linda’, implementado pelo prefeito de São Paulo, João Dória, que, como ela classificou, significa uma verdadeira “guerra ao grafite”. Após a publicação do conteúdo na internet, Diana sofreu inúmeras ameaças, incluindo de agressão física. Diante disso, a ativista resolveu denunciar o ocorrido, nesta segunda-feira (30), na Delegacia de Mulheres de São Paulo. Com ela, a advogada Isa Penna, do mandato do vereador Toninho Vespoli (PSOL). No entanto, a tentativa de denúncia foi acompanhada por novas intimidações. Tanto Diana, quanto Isa denunciaram, em vídeo, terem sido mal tratadas na delegacia, inclusive vítimas de ameaças por parte do escrivão chefe. O funcionário ainda afirmou que irá abrir um processo de desacato contra elas.

“Essa é a realidade de milhares de mulheres que vivem violência. Vamos denunciar esta situação, não vamos nos intimidar e acreditemos em nossas próprias forças”, defendeu Diana em sua página na rede social Facebook.

No vídeo, Isa Penna relatou o descaso com que são tratadas as mulheres na delegacia especializada para atendê-las. “Passamos por uma situação absurdamente bizarra. Chegamos na delegacia da mulher, uma fila de mulheres completamente fragilizada, um tratamento absolutamente impessoal, despreparo absoluto dos profissionais, uma escassez de serviços”, denunciou.

Ainda, explicou com detalhes como foi a abordagem às duas. De acordo com a advogada, esperaram cerca de duas horas pelo atendimento e, no momento em que estavam para serem atendidas, não quiseram deixar que falassem com a delegada. “O escrivão chefe Alexandre Machado teve uma atitude completamente machista, insultando a nós enquanto mulheres e a mim enquanto profissional. Viemos fazer uma denúncia de violência à mulher e saímos com essa pessoa nos ameaçando de entrar com processo de desacato, aliás ele afirmou que vai realmente abrir o processo. Isso reforça que a solução para a violência à mulher não é a polícia, mas muita luta e mobilização, porque se depender da PM é assim que a gente sai. Viemos pra fazer uma denúncia e saímos ainda mais intimidadas”, explicou, completando: “Para mostrar o que é a violência contra mulher e o papel que o Estado tem nela”. Segundo Isa Penna, as duas também abrirão uma denúncia contra o escrivão.

No vídeo, Diana Assunção fez um chamado a que mais pessoas se somem à campanha contra as ameaças que está sofrendo. “Não vou me intimidar com os ataques que continuam vindo”, disse, ao denunciar o tratamento recebido na delegacia. “Sei que o que estou passando é o que as mulheres passam no país inteiro, seja com agressões, seja com toda situação em que vivem, mas também pela situação que passam nas delegacias de mulheres”, concluiu.

Assista ao vídeo onde Diana e Isa Penna denunciam o atendimento na Delegacia da Mulher, em São Paulo