Pular para o conteúdo
BRASIL

Nos Eua e no mundo: Mulheres às ruas contra Trump!

Por: Taiz Zapalla, São Paulo, SP

Mulheres do mundo inteiro vão marchar contra Trump nesta sexta (20) e sábado (21). Mais de 250 mil pessoas confirmaram sua participação em um evento criado no Facebook com o nome de “Mulheres contra Trump”.  A manifestação está marcada para a cidade de Washington, no dia seguinte a posse do novo presidente estadunidense conhecido por defender ideias machistas, racistas,  lgbtfóbicas e xenófobas.  

Além desta grande manifestação, organizações de trabalhadores e movimentos feministas estão convocando uma greve de mulheres para paralisar os trabalhos pagos e os não pagos, tais como o trabalho doméstico.

“As mulheres são objetos esteticamente agradáveis”, esta, entre outras, estão entre as frases machistas que Trump já desferiu por aí. Desde que um vídeo seu de 2005 veio à tona, em que ele afirma que nunca teve problemas por assediar sexualmente as mulheres, dezenas de vítimas já o acusaram publicamente de assédio sexual.  No entanto, não se trata apenas de frases soltas de uma homem rico, branco, assediador, que odeia as mulheres,  negros e os imigrantes.  Trump tem propostas de governo que atacam frontalmente estes setores, como a privatização de escolas públicas, a retirada da seguridade social e o direito ao aborto.  

Aqui no Brasil, assim como em Portugal, Colômbia e vários outros países, as mulheres farão um dia de solidariedade em apoio e aos trabalhadores estadunidenses. Em São Paulo,  pela manhã, às 10:00, o ato será em frente à embaixada norte americana e a tarde, às 17:30 na esquina da rua Augusta com Avenida Paulista. Confirme sua presença nos eventos:

Mulheres Contra Trump e Todos Contra Trump