Pular para o conteúdo

Aumento da tarifa suspenso em Recife

Por: Diogo Xavier, de Recife, PE.

O ano começou com luta em Recife. Os empresários do transporte junto com o governo agilizaram a reunião da CSTM pro começo de janeiro afim de pegar os movimentos ainda sem muita mobilização, no entanto esse ano a relação foi diferente.

Ainda no clima das ocupações que varreram o país no final de 2016 a juventude foi organizada para barrar o aumento, de um lado a batalha jurídica que foi travada nos tribunais com uma liminar que impedia o aumento das passagens e do outro lado um ato chamado pela Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) juntou muitos estudantes combativos que foram pra porta do conselho mostrar toda sua indignação.

A batalha jurídica foi ganha no momento e a liminar se manteve de pé até o final do dia impedindo o aumento, apesar disso o movimento sabe que não se pode ter nenhuma confiança na justiça, inclusive porque o governador pode usar dos meios mais escusos para chantagear os magistrados, também por isso a ação do movimento é de pressionar os juízes que garantam o mínimo de legalidade pra que a reunião não seja feita às escondidas como aconteceu durante vários anos.

Nas ruas o movimento estudantil, o movimento por moradia, a FLTP e diversos coletivos se juntam contra o aumento e por um transporte público digno. A região metropolitana do Recife é atendida quase exclusivamente pelo sistema rodoviário e este está entregue nas mãos de verdadeiras máfias que comandam o setor a vários anos e mandam nos governos bancando suas campanhas ou eles mesmo tendo mandatos legislativos.

O ano promete muita luta, a primeira vitória foi a revogação do aumento e a juventude não vai sossegar até o passe livre e a estatização do transporte.

Foto: reprodução do Facebook.