Pular para o conteúdo

No bairro dos Químicos em São Bernardo do Campo, luta pelo direito ao lazer!

Por: Elber Almeida e Raul Silva, de São Bernardo do Campo, São Paulo.

A periferia de São Bernardo do Campo, o 14° PIB do país, não é muito diferente de todas as outras. As péssimas condições do transporte público, em muitos casos a falta de saneamento básico e de coleta de lixo, a má iluminação das ruas, a violência, a falta de equipamentos públicos de saúde, educação e lazer são conhecidos.

Os moradores do Jardim Novo Horizonte I, no Parque dos Químicos, um dos bairros mais afastados do centro da cidade, resolveram mobilizar-se começando por um abaixo-assinado reivindicando uma quadra em seu bairro. Foram 105 assinaturas, mas veja a resposta da antiga prefeitura.

“Pelo direito ao lazer em nosso bairro!

Em resposta à reivindicação e abaixo-assinado realizado por moradores de nosso bairro, a prefeitura de São Bernardo do Campo enviou oficio alegando a impossibilidade de construção de quadra no local. O motivo utilizado é a suposta falta de mão de obra, dotação orçamentária e equipamentos.

Sua proposta é que a reivindicação vá para as plenárias do Orçamento Participativo. Sabemos que esta é uma política de governo, que pode acabar com a transição para o novo. Além disso, o Orçamento Participativo deveria ser encarado como mais uma forma de participação popular e não como a única, inviabilizando canais como os abaixo-assinados.

Não descartamos a possibilidade de levar a nossa reivindicação para as plenárias. Mas ressaltamos que a demanda por espaços de lazer em nosso bairro, é uma questão de urgência. Olhando o mapa do município, na seção de dados disponível no site da prefeitura, podemos ver a desigualdade da localização de espaços de lazer em São Bernardo do Campo e como isso afeta em maior medida a periferia, em especial nosso bairro que está muito afastado do centro.

A região do Grande Alvarenga, que compreende o Jardim Novo Horizonte I, possui mais de 60 mil habitantes e só dois equipamentos de esporte e lazer, sendo que nenhum está em nosso bairro. Comparando por exemplo com o Bairro Assunção, neste último temos pouco mais de 40 mil habitantes e 5 equipamentos. Em Nova Petrópolis, com pouco mais de 20 mil habitantes temos 4 equipamentos. Rudge Ramos, com 42 mil habitantes, possui 5 equipamentos. Fica clara aqui a desigualdade existente no nosso município.Retirado de: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/sumariodedados

São Bernardo do Campo possui o 14º maior PIB do país. A cidade tem plenas condições de fazer investimentos para sua população, mas as administrações parecem preferir garantir isenções fiscais para a grande indústria que em troca dá demissões para a população que enfrenta índices de desemprego cada vez maiores.

Dessa forma, reivindicamos o nosso direito ao lazer através do reforço da demanda por uma quadra poliesportiva em nosso bairro. Queremos uma resposta positiva da prefeitura.
Moradores do Novo Horizonte I.”

A luta continua!
Página da organização: https://www.facebook.com/SBCNOVOHORIZONTE1/?fref=ts

Foto: Mateus Morals