Pular para o conteúdo
BRASIL

Resiste Batalha do Carrefa!

Por: Elber Almeida

Esta é a última matéria do ano de 2016 sobre as batalhas de rima no ABC, 2017 tem mais!

Numa praça localizada na beira de uma das mais famosas vias do ABC, em frente a uma unidade de um dos maiores oligopólios do varejo do país, próxima a uma das mais novas e aclamadas universidades públicas do Brasil, um grupo de jovens costuma reunir-se e colocar em prática elementos da cultura Hip Hop, comumente marginalizada, historicamente produtiva.

Porém, na quarta-feira do dia 30 de novembro, a Polícia Militar reprimiu a batalha, utilizando pela primeira vez bombas de gás nesta. Embora tenham tentado, os MC’s e o público resistiram e a batalha foi até o final, mudando de local.

Por outro lado, na outra semana, em 7 de dezembro, a mesma polícia impediu a realização da batalha em seu local tradicional, fazendo com que ela fosse deslocada para embaixo de um viaduto próximo ao Terminal Rodoviário de Santo André, o mesmo local em que finalizou na semana passada.

A Batalha do Carrefa já é uma das mais frequentadas do ABC, com um público que passa de 200 pessoas, e ocorre às quartas-feiras em Santo André. Seu potencial de mobilização cultural não é pouco, e dela já saem muitos MC’s que são conhecidos nas rodas da região.

Um dos frequentadores da batalha é Borges, vencedor da região do II° Festival de Resistência da Batalha da Matrix. Porém, os interesses das autoridades locais parecem não levar isso em conta.

A região em que ocorre a Batalha é conhecida pelos índices de criminalidade. A arquitetura urbana não é muito favorável para a segurança pública, com um terminal cercado por indústrias, dois grandes mercados e uma universidade cercada por muros que a separam da comunidade, apesar de ser um bem público.

A desigualdade social recorrente do país e na região é a desencadeadora do problema.

A batalha pode ser uma aliada na resolução dos dois problemas. Mesmo ao ser afastada de seu local original consegue reunir centenas de pessoas, tornando um local normalmente inóspito e inutilizado numa verdadeira praça pública movimentada, onde menos esperaríamos.

Uma região movimentada tem maior potencial de redução de índices de violência. Além disso, ao dar vazão a problemas sociais através da cultura Hip Hop, que historicamente tem o papel de criticá-los e criar saídas para setores sociais marginalizados, pode dar perspectivas de vida para muitos que não as teriam, através da cultura.

Mas a rede de supermercados, Carrefour, parece não se agradar pela realização do evento na praça próxima à sua unidade, mesmo que esta seja pública. A mesma rede conhecida por empregar trabalhadores em más condições ao redor do mundo, não é aliada na prática do direito à cidade.

Na outra semana, 14 de dezembro, ocorreu o racha Batalha do Carrefa x Batalha da Matrix, em que duas das maiores rinhas do ABC colocaram seus MC’s num encontro que atraiu centenas.

O evento foi uma mostra de união das batalhas no ABC e de solidariedade da Batalha da Matrix, que já enfrentou a repressão policial em diversas ocasiões e segue resistindo.

Naquela noite a Batalha do Carrefa saiu vencedora, com uma promessa de revanche da outra batalha. Está marcada para 2017. A briga será resolvida através das palavras transmitidas pelo mic, de uma forma muito mais civilizada que as bombas e cassetetes com os quais os governantes e suas policias costumam tratar as culturas dos oprimidos.

Agradecimentos à organização e MC’s, pela atenção e ideias trocadas

#0 Cultura e resistência no ABC paulista: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/10/20/cultura-e-resistencia-no-abc-paulista-sobre-batalhas-de-rap-na-regiao/

1# Batalha da Pistinha: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/01/cultura-na-periferia-do-abc-paulista-a-batalha-da-pistinha/

2# Batalha da Praça: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/07/entre-a-industria-e-a-quebrada-a-batalha-da-praca-no-silvina/

3# Batalha da Vila Luzita: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/17/a-batalha-da-vila-luzita-a-igreja-e-o-terminal/

4# Batalha da Galeria: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/20/o-contraste-na-cidade-a-batalha-da-galeria/

5# Batalha da Palavra:

Mapa das batalhas de rap no ABC:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1KX9xOI7W1Ks9jmhSX2JNTIPiHLM&hl=pt-BR

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E O COMERCIÁRIO DO CARREFOUR (Faça download da revista): revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/download/1680/1615