Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Ato público lança campanha por reintegração de Juary Chagas

Bancário foi demitido da Caixa Econômica, por sua atuação política

Por: Gustavo Sixel, Comunicação Sindsaúde-RN*


Nesta quinta-feira (15), ocorreu um importante ato pela reintegração de Juary Chagas, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, em Natal (RN). O protesto mostrou uma ampla unidade, reunindo centrais sindicais, sindicatos, movimentos, mandatos, partidos e organizações políticas.  Quase todo o movimento dos trabalhadores da cidade esteve representado, protagonizando momentos emocionantes e a solidariedade de classe.

O protesto contou ainda com muitos colegas bancários, da agência da Rua João Pessoa, que saíram para acompanhar as falas e abraçar Juary, e de outras agências da cidade.

Em Recife (PE), onde funciona a Gerência de Tecnologia – e de onde partiu a ordem para sua demissão – ativistas da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Bancários de PE, da CUT, realizaram um ato e panfletagem na entrada e, em seguida, conversaram com os bancários dentro do prédio. Em Brasília, na sede nacional, houve distribuição de panfletos.

O Sindsaúde-RN e todos os sindicatos e entidades da CSP-Conlutas no RN estiveram presentes. Alexandre Leme, que integra a executiva estadual da CSP junto com Juary, foi um dos primeiros a falar, denunciando a criminalização dos movimentos sociais.  “A burguesia tem duas formas de atacar aqueles que lutam. A primeira é tentando cooptar, mudar ou corromper as lideranças. A outra é a repressão, a violência, a demissão. Vamos juntos lutar contra este ataque. Juary, conte conosco”, afirmou.

A repressão foi denunciada também por Juvêncio Hemetério, do Sindicato dos Bancários, do qual Juary integra o Conselho Fiscal. “A criminalização dos movimentos não começou agora. Basta ver a Lei do Terror, que foi criada no governo Dilma, do PT, e que agora recai sobre quem protestou lá em Brasília”, destacou.  O sindicato tem impulsionado a campanha pela reintegração, dado apoio jurídico e aprovou em assembleia a garantia do salário de Juary. “Isso não é favor. É obrigação. É nossa solidariedade de classe”.

Ele acredita que é possível reverter essa demissão. “O sindicato está empenhado, aqui temos essa ampla unidade e, o mais importante, há o apoio e a solidariedade dos colegas que estão ai dentro, dos bancários, em especial os da Caixa”, afirmou, destacando os laços de respeito e amizade construídos na luta com Juary, para além das diferenças.

O ato contou com representantes do PSTU, PSOL, PT, POR, MAIS, LSR, GAS e Nova Práxis. Além das moções dos sindicatos e assembléias, Juary tem recebido a solidariedade de parlamentares. No ato, estiveram a vereadora Amanda Gurgel (MAIS), os vereadores Sandro Pimentel (PSOL) e Hugo Manso (PT), e um representante do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Amanda falou em nome do MAIS, organização da qual Juary também faz parte. “Eles querem mandar uma mensagem com estas demissões: a de que é isso que se acontece com quem luta. Estão demitindo Juary, demitiram Carlos Daniel, de SP… Agora estão demitindo um ativista dos Correios no Mato Grosso do Sul, do PSTU. Mas não vão conseguir. Porque aqui estão aqueles que herdaram a luta dos negros e dos quilombos, que herdaram a luta das mulheres que não aceitaram ser oprimidas nesta sociedade, aqueles que herdaram a luta contra a ditadura militar neste país. Sempre foi e vai continuar sendo assim: mexeu com um, mexeu com todos.”

Juary foi um dos últimos a falar e lembrou da demissão de Dirceu Travesso, o Didi, um dos fundadores da CSP-Conlutas, falecido em 2014. “Na época, assim que soube da demissão eu liguei, preocupado, e ele me disse: ‘meu jovem, confie na classe trabalhadora’. E essa lição eu trago agora. Nós podemos estar hoje numa situação mais difícil, com mais ataques, mas é preciso confiar na classe trabalhadora, sempre”, afirmou.

Essa confiança ele tem tentado transmitir aos colegas. “Um colega que trabalhou comigo muitos anos me ligou e disse: ‘Poxa, mas você lutou tanto, fez tanta greve, e agora está aí sem emprego. Vale a pena?’. E eu disse, claro que vale. Se a nossa luta desperta o ódio e a repressão dos patrões, ela também desperta a solidariedade da nossa classe. E isso aqui faz valer a pena. E essa ampla unidade que temos aqui hoje, nós precisamos repetir para enfrentar os ataques do governo Temer”, concluiu.

O protesto contou com falas das seguintes entidades sindicais: Sindsaúde, Sintest, Sinsenat, Sintsef, Sindforte, Sindprevs e Sindsuper. A campanha pela reintegração de Juary continua e ainda recolhe adesões. Os organizadores pedem que sejam aprovadas e enviadas moções para a direção do banco e a Gerência de Tecnologia da Caixa, com o modelo abaixo.

<  MODELO DE MOÇÃO  >

À Presidência da Caixa Econômica Federal

Com cópia para a Gerência de Tecnologia (GITEC)

Vimos através desta expressar nosso repúdio ao processo de demissão do ativista sindical Juary Chagas, do Rio Grande do Norte, afastado de suas funções sem vencimentos no dia 18 de novembro.

No nosso entendimento, o processo de demissão representa uma perseguição política, em virtude de sua atuação junto às lutas dos trabalhadores bancários, como ex-diretor e membro do Conselho Fiscal de seu sindicato e como integrante da executiva da central sindical CSP-Conlutas em seu estado. Esta perseguição iniciou após o processo de reestruturação do seu setor de trabalho, em 2011, quando este se recusou a ser transferido e prosseguiu, com assédio, esvaziamento de atividades e novas tentativas de transferência.

Reivindicamos da direção da Caixa Econômica Federal o arquivamento imediato do pedido de demissão, que inclusive foi feita enquanto o trabalhador ainda goza de estabilidade sindical, o retorno do pagamento do salário e benefícios e o fim do processo administrativo, marcado por premeditação e perseguição, somando-se aos muitos casos de perseguição política existentes no País.

Cidade, data

Nome da Entidade:

Proteste enviando esta moção para os seguintes endereços:

Gerente de Filial da GITEC/RE: [email protected];

GITEC/RE: [email protected];

Presidência da Caixa: [email protected];

Com cópia para:

[email protected]

[email protected]

*Matéria publicada originalmente no site do Sindsaúde-RN