Pular para o conteúdo
BRASIL

16 de dezembro, em Osasco: dia de protestar contra roubalheira na cidade e pelo Fora Temer

Por: André Valuche, de Osasco, SP

No dia 6 de dezembro, Osasco virou manchete nacional quando 14 dos 21 vereadores da cidade tiveram prisão preventiva decretada em função de um grande esquema de corrupção que teria desviado ao menos R$ 21 milhões dos cofres públicos. Segundo o Ministério Público, os vereadores contratavam apadrinhados que não trabalhavam, mas recebiam como funcionários. Em troca, os parlamentares ficavam com parte dos salários dos funcionários fantasmas.

Entre os investigados com mandado de prisão expedida estão vereadores do PTN (1), PT do B (2), PSDB (2), PEN (1), PDT (1), PROS (1), PT (1), PSD (1), PTB (1), PRB (1) e PC do B (1) e até o prefeito eleito e atual vereador pelo PTN, Rogério Lins. Sete desses vereadores foram reeleitos e Rogério Lins segue foragido “em férias” em Miami, nos Estados Unidos.

“Não tem dinheiro para saúde, para educação, para moradia e transportem mas para roubar do povo tem?, é a pergunta que não sai da cabeça dos osasquenses e dos milhões de brasileiros. “O sistema de saúde em Osasco passa por uma situação de completo sucateamento, o único hospital central Antônio Giglio foi terceirizado. Nos postos de saúde tá faltando tudo. Até mesmo o mais básico como receituários especiais, fita de medição para diabetes, seringas, agulhas”, afirma Solange Pall, ex-candidata a prefeita pelo PSOL e a única mulher entre os nove candidatos. Solange é uma das organizadoras do protesto dessa sexta.

“Nos somamos a essa manifestação pois entendemos que a corrupção é parte do mesmo ataque aos direitos dos trabalhadores que Temer e governos locais estão fazendo com o apoio da maioria dos senadores e deputados em Brasília e dos vereadores da nossa cidade. São os recursos fundamentais da saúde, educação e outras áreas desviados para pagar a dívida pública aos banqueiros e propinas aos parlamentares e governantes de plantão”, completou Roger Reis, professor e militante do MAIS.

A delação bomba do executivo da Odebrechet comprovou que a corrupção é também pagamento de gordas comissões para deputados, senadores e membros do governo, para aprovarem medidas a favor dos empresários contra os trabalhadores.

No dia 16, vamos ocupar as ruas de Osasco contra a roubalheira dos vereadores. Mas, também levantaremos a bandeira do Fora Temer, chefe maior da quadrilha e apoiado por boa parte dos vereadores presos, e por eleições gerais, contra a PEC 55 e a Reforma da Previdência.

Vamos lá! Leve seu cartaz, sua bandeira, seu grito e sua indignação! O povo unido jamais será vencido!

DATA: sexta-feira, 16/12
HORÁRIO: a partir das 17h30
LOCAL: no largo em frente à estação de Osasco

Foto: Reprodução TV Globo