Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Manifesto contra o despejo do Sintusp

Na linha da onda repressiva contra os direitos trabalhistas que assola o país, aproveitando-se do abalo das bases democráticas, a direção da Universidade de São Paulo (USP) levou adiante de forma radical seu projeto, declarado no início da gestão do atual Reitor, de eliminar o sindicalismo da universidade.

Primeiro, por meio de um Ofício, emitido em 06 de abril deste ano, a direção da USP conferiu um prazo de 30 (trinta) dias para que o Sindicado dos Trabalhadores da USP (Sintusp) deixasse o cômodo que ocupa no campus.

A comunidade uspiana reagiu e, aparentemente, a direção da Universidade havia desistido de cometer esse desatino. No entanto, na sexta-feira passada, dia 09 de dezembro, aproveitando-se mais uma vez do período das férias, como já se tornou tradição na USP para o cometimento de atos arbitrários, a Reitoria obteve decisão judicial liminar para a promoção, mesmo por via militar, do despejo do Sintusp da sede que ocupa nas dependências da universidade.

Como já expresso em Manifesto anterior, o Sintusp ocupa o referido local desde a sua fundação na década de 60 e o fez de forma consentida por todas as administrações da universidade em todos esses anos, inclusive a atual.

Se havia (e não há) alguma irregularidade jurídica na cessão efetivada para a realização de uma atividade que é, aliás, essencial à dinâmica da universidade, pois que não há universidade sem trabalhadores, antes haver-se-ia que fixar punições de responsabilidade para todos os reitores, inclusive o atual, para somente depois se chegar à providência do despejo.

O local, além disso, é muito pequeno e possui instalações bastante precárias, não servindo, pois, certamente, a nenhuma atividade acadêmica ou administrativa da USP.

O ato da Reitoria não atende a nenhum fundamento jurídico administrativo, representando, pois, meramente, um ato antissindical.

Para tentar justificar o despejo, a Reitoria alegou existir uma necessidade acadêmica da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Mas a ECA, por intermédio de sua Congregação, em reunião realizada no dia 27/04/16, já deixou claro, em nota, que “não solicitou à Reitoria da USP a desocupação da sede do Sintusp para efeito de reorganização dos espaços acadêmicos da Escola”.

Resta evidenciado, portanto, que o ato da Reitoria não passa de uma atitude de represália contra a ação sindical do Sintusp, caracterizando-se, por isso, como um atentado à classe trabalhadora como um todo, o que é incompatível com a moralidade administrativa e o respeito à ordem constitucional.

Essa autêntica declaração de guerra da direção da universidade contra todos aqueles que lhe prestam serviços é, ao mesmo tempo, uma declaração de guerra contra a comunidade acadêmica.

Assim, os abaixo-assinados repudiam publicamente o ato da Reitoria da USP ao mesmo tempo em que recusam a legitimidade do ato, vez que contrário à própria razão de ser de uma universidade como fonte produtora e difusora de um saber voltado à elevação da condição humana, ao respeito da ética e contra todas as práticas arbitrárias e antidemocráticas.

São Paulo, 11 de dezembro de 2016.

 

Jorge Luiz Souto Maior – Professor Faculdade Direito USP

Bernardo Boris Vargaftig – Professor aposentado ICB-USP

Luiz Renato Martins – Professor ECA-USP

Paulo Arantes – Professor titular aposentado Departamento de Filosofia FFLCH-USP

Graça Druck – Professora titular da FFCH/UFBa

Rodrigo Ricupero – Professor FFLCH-USP – Departamento de História

Eleonora C. Albano – Professora Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP

Luiz Carlos de Freitas – Professor titular da Faculdade de Educação/UNICAMP

Magda Biavaschi – Desembargadora aposentada do TRT 4, CESIT/UNICAMP

Luiz Marques – Professor Depto. de História – IFCH Unicamp

José Antonio Correa Francisco – Juiz do Trabalho Substituto – TRT11

Sílvio Mota – Juiz do Trabalho

Osvaldo Coggiola – Professor titular Departamento de História FFLCH-USP

Ruy Braga – Professor Departamento de Sociologia FFLCH-USP

Ricardo Antunes – Professor titular Unicamp/ IFCH – Depto. de Sociologia

Caio Navarro de Toledo – Professor IFCH/UNICAMP

Jorge Grespan – Professor FFLCH-USP – Depto. de História

Valdete Souto Severo – Juíza do Trabalho TRT4, pós-doutoranda FDUSP

Marcos Del Roio – Professor Ciências Políticas UNESP – FFC

Elsa Cristine Bevian – Professora Departamento Direito FURB/SC

Claudia Mazzei Nogueira – Professora Serviço Social UNIFESP- BS

TRIBUNA CLASSISTA – Luís Guilherme Tarragô Giordano

Hugo Cavalcanti Melo Filho – Juiz do Trabalho, Professor FD-UFPE

Sadi Dal Rosso – Professor Titular da UnB

José Roberto Zan – Professor Instituto de Artes UNICAMP

Grijalbo Fernandes Coutinho – Desembargador do Trabalho TRT10