Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Filho da funkeira Tati Quebra Barraco é morto a tiros pela PM

Por Morghana Benevenuto, de Porto Alegre, RS

Yuri, filho da cantora Tati Quebra Barraco foi morto pela Polícia Militar em confronto da polícia com traficantes na madrugada deste Domingo. Yuri tinha 19 anos, morador da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, estava na Rua Quintanilhas no momento do tiroteio. Infelizmente mais um jovem negro morto pela polícia, e até agora sem nenhuma explicação.

A mídia burguesa já está levantando toda ficha criminal de Yuri, como uma forma de justificar a sua morte. O filho de Tati Quebra Barraco estava recorrendo em liberdade por furto qualificado, mas nada indica que ele tinha envolvimento com o que estava acontecendo no local. E mesmo se tivesse, será que justificaria a sua morte?

A violência contra jovens negros e pobres só aumenta. A política de ”Guerra às Drogas” adotada pelos governos dos partidos de direita e inclusive pelo PT, que em seu governo não tomou nenhuma medida para diminuir o genocídio da juventude negra, pelo contrário, o número de negros assassinados aumentou 14,1% segundo o Mapa da Violência, é só mais uma justificativa para promover por meio do braço armado do estado o massacre do povo negro. Essa política não diminuiu o tráfico de drogas no Brasil, e cada vez mais mostra que esse comércio ilegal pelo seu alto lucro interessa a setores da burguesia que lucram com o sangue do povo negro.

A política das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) é só mais uma medida que tem como intuito criminalizar a juventude negra, visto que a maioria dos casos de assassinatos por policiais é caracterizado como resistência seguida de morte. Mas por trás disso, existe uma dura verdade: esses jovens morrem porque são negros, desaparecem porque são negros. Não é a toa que o movimento “Cadê o Amarildo?” surge justamente em uma favela pacificada.

A mídia burguesa está tratando de minimizar o caso e criminalizar Yuri, assim como fazem com as manifestações que não são verde-amarelo, como fez com os 5 jovens da Zona Leste de São Paulo e o pai de família, Vantuil. A comoção é seletiva!

Yuri, Vantuil, Djavan, Douglas, Amarildo, Jonathan, César, Jones, Caique, Robson, DG são nossos chapas. Vidas negras importam!

#ForçaTati #VidasNegrasImportam

Foto: Reprodução rede social