Pular para o conteúdo
CULTURA

Lançamento do livro De tédio não morreremos: escritos pela esquerda

Da Redação

Nesta quarta-feira (7), o colunista do Esquerda Online Carlos Zacarias de Sena Júnior lança o livro ‘De tédio não morreremos: escritos pela esquerda’, às 19h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

A obra reúne 72 artigos publicados no jornal A Tarde nos últimos dez anos, além de nove textos inéditos. Dividido em três partes, intituladas “Lições da história”, “Horizonte de expectativas” e “Ação pedagógica”, o livro contém escritos que comportam uma abordagem em perspectiva crítica pela esquerda, dando conta de uma conturbada conjuntura política, social e econômica atravessada pelo país. Com prefácio do historiador e professor da USP Henrique Carneiro, De tédio não morreremos, traz textos que tiveram grande repercussão nas redes sociais e redundaram em razoáveis polêmicas. Considerando que o historiador e professor da UFBA Carlos Zacarias de Sena Júnior é um especialista em história política dos partidos e movimentos de esquerda, o leitor deve encontrar na obra uma apurada escrita na forma de textos curtos e dinâmicos, conjugados a uma dimensão que toca as profundidades da história política do século XX.

Sobre o autor: Carlos Zacarias de Sena Júnior é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Grupo de Pesquisa História dos Partidos e Movimentos de Esquerda na Bahia e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH) da UFBA. Autor de diversos artigos publicados em periódicos especializados, Carlos Zacarias é também Coorganizador do livro O Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária. Salvador: EDUNEB, 2008; autor de Os impasses da estratégia: os comunistas, o antifascismo e a revolução burguesa no Brasil. 1936-1948. São Paulo: Annablume, 2009; e organizador de Capítulos de história dos comunistas no Brasil. Salvador: Edufba, 2016.

Leia a apresentação do livro, na íntegra

Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-8005-115-5
Ano: 2016
Editora: Quarteto
Formato: 15 x 21
Número de páginas: 196
Preço especial de lançamento: R$ 30,00

Serviço
O quê: Lançamento do livro De tédio não morreremos: escritos pela esquerda
Quando: 07 de dezembro de 2016, 19h
Onde: Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Marcado como:
cultura