Pedido de socorro do povo de Aleppo ao mundo!

O Esquerda Online publica um apelo de emergência em favor do povo de Aleppo oriental, na Síria, feito pelos grupos que resistem ao regime do ditador Assad. Aleppo está cercada e bombardeada pela aviação russa e síria. Quase trezentas mil pessoas estão ameaçadas de morrer pelos ataques ou pela fome, pois a cidade está cercada e sem alimentos. O chamado é para que seja estabelecido um corredor humanitário para a população civil poder chegar com segurança a regiões controladas pela oposição ou pelo menos que ajuda humanitária seja lançada na cidade pelo ar. Não é possível não se solidarizar com este chamado dramático. Aleppo é a segunda cidade da Síria, a destruição física de sua população nas mãos do regime sanguinário de Assad não pode nos deixar indiferentes, mesmo depois de quase seis anos de guerra civil.

Mensagem do povo de Alepo ao mundo

“Hoje é o 19º dia do cerco da cidade de Aleppo. Segundo as estatísticas do Conselho da Cidade de Aleppo, 271.536 pessoas estão presas no interior de Aleppo oriental e somente nos últimos 23 dias foram documentados mais de 2300 ataques, incluindo ataques aéreos, barris explosivos, artilharia, bombas de fragmentação, munições anti-bunker e bombas carregadas com gás de cloro. Foram atingidos 8 hospitais e centros médicos, quatro hospitais ao longo da última semana, seis escolas, duas padarias e a sede principal da defesa civil.

Tanto as forças aéreas do regime sírio como as russas estão dirigindo os ataques deliberadamente sobre a infraestrutura civil, com a finalidade de quebrar a vontade do povo, que atualmente carece quase completamente de atenção médica, as pessoas têm medo de ir aos hospitais por culpa dos ataques aéreos intencionais dos russos e do regime sírio. Passaram-se quase seis anos e nos perguntamos o que esteve fazendo o mundo… mais de 500 000 pessoas morreram, quantos hospitais ou escolas são necessárias para que haja ações reais contra os crimes de guerra na Síria? Não pode ser mais horripilante do que isso, estamos em 2016 e 271.536 pessoas estão presas em uma cidade sitiada enfrentando a morte por bombardeio e, possivelmente em breve prazo, por fome; a disfuncionalidade do mundo é responsável por 500.000 mortes e pelas 271.536 pessoas presas na cidade. Nós nos perguntamos para que existem as Nações Unidas, para que existe o direito humanitário?

Isso está sendo um desastre em câmera lenta e esta mensagem ao mundo é das pessoas que permanecem em Aleppo, não olhem para os anos que se passado, desejando poder ter feito algo, ainda há tempo, pedimos que bloqueiem a força aérea de Assad, que nos está matando, ou pelo menos influam diplomaticamente para forçar ao regime síria e à Rússia que detenham o bombardeio da cidade de Aleppo.

Pedimos que seja aberto um corredor humanitário desmilitarizado para o povo de Aleppo em direção a zona geridas pela revolução, somente com observadores da ONU e sem a presença de outros grupos ou países, um corredor que permita a livre circulação de alimentos, combustível, medicamentos e todas as mercadorias para a infraestructura civil básica de Alepo oriental, “estações de tratamento de água, eletricidade, hospitais, escolas e defesa civil”, facilitando tanto a ajuda de emergência como os movimentos comerciais.

Os grupos armados revolucionários chegaram a um acordo para permitir a passagem da ajuda humanitária para Alepo oriental, rechaçada tanto pelo regime sírio como pela Rússia. Se a comunidade internacional não pode abrir esse corredor nem convencer o regime sírio para que a ajude de emergência possa passar para Aleppo oriental, chamamos o mundo e especialmente o Ocidente, para que lance a ajuda humanitária desde o ar, já que há aviões de combate da coalização liderada pelos EUA na Síria que não estão longe da cidade de Aleppo.

Somos o povo de Aleppo oriental e insistimos que não temos problemas se a ajuda de emergência for lançada pelo ar. A comunidade internacional tem a responsabilidade de qualquer consequência futura do assédio de Aleppo. Estamos esperando que nossas vozes sejam escutadas em que Aleppo seja salva”.

O vídeo original: