Rodovias de São Paulo são paralisadas contra medidas do governo Temer

Mobilizações também convocaram o dia nacional de luta aprovado para a próxima sexta-feira (11)

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (9), professores da rede pública e privada, estudantes, vidreiros, condutores, funcionários públicos municipais, servidores públicos estaduais, estudantes, bancários e movimentos populares pararam por 50 minutos a rodovia Helio Smith, que dá acesso ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Também foram paralisadas a Dutra, em São José dos Campos, a Anhanguera, em Ribeirão, a Zeferino Vaz, em Campinas, a 153, em Promissão e a Marechal Rondon, em Bauru. O protesto é contra o ajuste fiscal e em convocação para o dia nacional de luta no dia 11 de novembro, aprovado por várias categorias em todo o país.

Veja a galeria de imagens da paralisação em Guarulhos

Na última sexta-feira (4),  diversas entidades nacionais da educação e do movimento estudantil votaram um calendário unificado de luta. O calendário aponta a construção dos dias nacionais de luta junto às centrais sindicais, nos dias 11 e 25 de novembro, e a caravana à Brasília, no dia 29 de novembro, quando está prevista a votação da PEC 55, que tramitou na Câmara como 241, em primeiro turno no Senado. A caravana tem como lema “Ocupar Brasília contra a PEC do Fim do Mundo”.

Em diversas cidades, já aconteceram plenárias unitárias para aprovar o calendário de luta. No Rio de Janeiro, por exemplo, as frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Esquerda Socialista se reuniram na noite de terça-feira (8) e aprovaram um calendário unificado para o dia 11 de novembro. Também foram anunciadas as intervenções previstas para acontecer nesse dia nacional de luta. Além de um ato unitário, às 17h, na Candelária, acontecerão ações em bases de categorias importantes, como petroleiros, metalúrgicos, educadores e servidores em luta no estado, além das ocupações de escolas e universidades pelos estudantes. Mobilizações parecidas estão sendo organizadas em todo o país.

Saiba Mais
Construir o dia 11 de novembro conectado às ocupações
Fortalecer os dias nacionais de luta de 11 e 25 de novembro contra a PEC 241