Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Estudantes ocupam 20 cursos na UFRGS

Por Adriele Albuquerque, de Porto Alegre(RS)

A segunda-feira (31.10) foi um dia histórico na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Logo pela manhã, a Assembleia de Estudantes de Pedagogia deliberou pela ocupação da Faculdade de Educação (FACED), abrindo uma sequência de assembleias de cursos que culminaram num total de 20 cursos ocupados.

Na semana anterior, o curso de Letras já havia sido ocupado, bem como, por iniciativa dos estudantes de Biologia Marinha, Bacharelado Interdisciplinar e Educação do Campo, o Campus Litoral Norte também aderiu ao movimento.

Todas as assembleias tiverem um quórum bastante representativo. Segundo estudantes de Letras que participaram do evento, a Assembleia da Arquitetura, por exemplo, contou com a participação de cerca de 300 estudantes do curso, que também votou por ocupação.

Os estudantes lutam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/241, que trata do Teto dos Gastos; a Medida Provisória do Ensino Médio (MP 749); e o Projeto Escola Sem Partido, popularmente conhecido como Escola Com Mordaça.

Nesta semana, ainda vão acontecer várias assembleias e reuniões de cursos. Os discentes ocupantes acreditam que a mobilização pode se ampliar, atingindo outras unidades.

Lista de cursos OCUPADOS na UFRGS (31/10, 21:28)
1. Letras
2. Biologia Marinha
3. Bacharelado Interdisciplinar
4. Educação no Campo
5. Pedagogia
6. Filosofia
7. Ciências Sociais
8. História
9. Arquitetura
10. Design
11. Psicologia
12. Fonoaudiologia
13. Serviço Social
14. Jornalismo
15. Publicidade
16. Relações Públicas
17. Biblioteconomia
18. Museologia
19. Arquivologia
20. Políticas Públicas