Câmara de Bragança Paulista aprova moção contra a PEC 241

Por Tales Machado de Carvalho, Bragança Paulista, SP

Na última terça-feira (25), a Câmara de Bragança Paulista aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio à PEC 241 e ao Projeto de Lei Escola Sem Partido.

A moção moção 26/2016, proposta pelos vereadores Padre Juzemildo (PT) e Quique Brown (PV), foi feita mediante mobilização dos estudantes do Instituto Federal Campus Bragança que, no dia 11 de outubro, realizaram uma paralisação, acompanhada de uma passeata até o centro da cidade onde foram ministradas aulas públicas sobre a PEC 241.

No dia da votação, os estudantes, funcionários e professores do Instituto Federal estiveram no Plenário da Câmara com faixas e cartazes. O movimento exigiu dos vereadores a aprovação da moção sob a palavra de ordem “a nossa luta unificou, é estudante funcionário e professor”.

É importante frisar que boa parte dos vereadores que votaram a favor da moção foram os mesmos que aprovaram, no primeiro semestre deste ano, o aumento de quase 67% dos seus salários. O aumento resultou em um salário de R$ 12 mil reais para cada vereador. Neste sentido, é importante refletir que a luta unificada dos estudantes, funcionários e professores do IF com diversos ativistas da cidade, foi decisiva para aprovação da moção. A mobilização deixou os vereadores contra a parede.

Esta pequena e parcial vitória mostra ao ativismo bragantino  que a unificação das lutas é o caminho para “virar” a página na cidade, e conquistar vitórias para os trabalhadores e a juventude.

Foto: Câmara Municipal de Bragança Paulista