Pular para o conteúdo
CULTURA

Cultura e resistência no ABC paulista: sobre batalhas de Rap na região

Por: Elber Almeida, do ABC, SP

Baska, Carrefa, Central, Clandestina, Cooperativa, Erasmo, Galeria, Luzita, Matrix, Palavra, Pistas, Pistinha, Praça, Remp, União, Viela. Estes podem ser nomes de locais, picos, apenas. Mas, no ABC, têm outro significado.

O Hip Hop tem muita história. A cultura e seus quatro elementos são parte da resistência negra e periférica em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Ultimamente, tem ocorrido uma multiplicação de um tipo de suas manifestações, as batalhas de rap. O freestyle é o berço de muitos MCs que hoje são conhecidos no país, além de outros que estão começando.

No ABC temos, ao menos, 15 batalhas funcionando e isso com base num levantamento limitado a busca de páginas nas redes sociais. Estas batalhas são palco do encontro de jovens, grande parte negros e moradores de periferia, sedentos por manifestar a revolta cotidiana no mic. Não à toa enfrentam a repressão da polícia e a oposição de políticos conservadores, e também de alguns ditos progressistas.

Repressão na Batalha da Matrix, São Bernardo do Campo

Repressão na Batalha da Central, Diadema

Nestas também ocorrem a apresentação de muitos grupos de Rap independentes. Os MCs produzem seu próprio material, vendem sua arte a preços populares nos eventos e até mesmo nas ruas, em meio aos centros comerciais. Dançarinos de break e grafiteiros também se aproximam.

O movimento é um só. As batalhas surgem pelas cidades e organizam eventos em conjunto. Como exemplo, temos o Festival da Resistência da Matrix, em que MCs vencedores de diversas batalhas no ABC disputam e celebram a resistência desta batalha que já foi diversas vezes reprimida por bombas de gás e balas de borracha.

Os projetos dos ricos e poderosos vão no sentido de acabar com as batalhas. Temos o PL n° 38/2013, de São Bernardo do Campo, de autoria dos vereadores José Walter Tavares, antigo PCdoB e atual PHS, e Roberto Palinha, PTdoB, que visa acabar com a utilização de espaços públicos para “eventos musicais não autorizados”.

A resistência continua, e a juventude que está nas Batalhas já mostrou que é boa nisso. É só o começo. Que haja uma batalha em cada esquina. Dia 19 de novembro ocorrerá o II° Festival da Resistência da Matrix, a partir das 14h, na Praça da Matriz em São Bernardo do Campo.

Mapa das Batalhas de Rap do ABC (acesse também no link)

Foto: Batalha da Matrix | 2013-2XXX | Reprodução Facebook