Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Forte ato contra Reforma do Ensino Médio termina com ação arbitrária da Guarda Municipal de Campinas

Por: Cauê Campos, de Campinas, SP

Hoje, na região dos DICs em Campinas, aconteceu um ato contra a Reforma do Ensino Médio que o governo ilegítimo de Temer tenta fazer passar. Estudantes de cinco escolas da região se concentraram na Av. Suaçuna ao amanhecer do dia para protestar contra a MP 746 e a PEC 241.

Na semana passada, a região havia sido marcada pela Ocupação da E.E. Newton Pimenta Neves pelos estudantes mobilizados contra a Reforma do Ensino Médio. Após uma desocupação completamente descabida pela PM, a pedido da Secretária Estadual de Segurança Pública em conluio com a Secretária de Educação, apontando o caminho que devemos seguir, os estudantes dos DICs unificaram-se na construção de espaços comuns de luta, tendo como um dos resultados esse primeiro ato.

Contando com mais de 300 participantes, o ato caminhou até o Terminal do Ouro Verde de forma tranquila e com palavras de ordens contra as reformas e a PEC, mas também escancarando o caráter golpista do governo e clamando pelo ‘Fora Temer’. Demonstrou o ímpeto de luta da juventude da periferia dos grandes centros urbanos.

Apesar da completa pacificidade e organização da manifestação, a Guarda Municipal (GM) compareceu com uma força completamente desproporcional ao que se apresentava lá, com guardas portando armas letais e com balas de borrachas, bombas de efeito moral e spray de pimenta. Arbitrariamente, a GM realizou a detenção de seis menores de idade e de um maior, com alegação de vandalismo, sem provas.

Mesmo após o encerramento do ato e dispersão de todos, a GM continuou com uma postura violenta, atacando verbal e fisicamente estudantes, moradores da região e aqueles que buscam saber o que aconteceria com os detidos. Quando a maioria das pessoas já haviam se retirado, a GM ainda atacou com spray de pimenta e bombas de efeito moral.

É preciso cercar de solidariedade todos estes estudantes e reafirmar que não pode haver repressão contra aqueles que lutam por educação pública e de qualidade. Para isso, é preciso fortalecer as manifestações contra os ataques do governo Temer e todos se unirem na luta em defesa da educação e contra a PEC 241.

Assista à entrevista com estudantes sobre a manifestação