Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Não vão tomar o nosso futuro

Por: Pedro Silveira, do Rio de Janeiro, RJ

É com muita apreensão que atravessamos os últimos dias. Mais do que nunca, é o nosso futuro que está na berlinda do Congresso Nacional. Golpearam nossos resquícios de soberania nacional, entregando o pouco que restava do pré-sal às multinacionais. Querem condenar a Saúde e a Educação da nossa geração pelos próximos vinte anos com a ‘PEC do fim do mundo’.

A cereja desse bolo envenenado para a juventude é o decreto de Michel Temer para o Ensino Médio e o Projeto de Lei Escola Sem Partido, que avança a passos largos no Congresso e nas Assembleias Legislativas do país. O primeiro quer acabar com disciplinas fundamentais como Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física, atacando em uma tacada só o direito ao estudo para os alunos e o direito ao emprego para os novos professores que se formam. O segundo quer acabar com a liberdade de expressão desses últimos dentro da sala de aula. O objetivo dessas medidas não é nada menos do que a destruição do pensamento crítico nas escolas, um passo fundamental para a destruição completa da educação pública desejada pelos de cima.

Os governos do PT para a juventude e a necessidade de uma alternativa independente
É lamentável o balanço dos governos do PT para a juventude, com os repasses milionários de dinheiro público para os grandes empresários da educação privada e para os agiotas da dívida pública, o encarceramento e genocídio da juventude negra e a falta de combate às violências machistas e LGBTfóbicas. No entanto, o golpe parlamentar orquestrado pela então oposição de direita, em conjunto com aqueles que governaram com o PT na última década, vem para aprofundar essa calamidade.

Não podemos fazer coro com a elite reacionária que busca colocar toda a culpa da crise nacional nas costas do PT, mas tampouco podemos nos omitir de dizer que a estratégia de conciliação de classes aplicada pelo PT em seu governo não nos representa. O impeachment foi a resposta da burguesia, quando esta esteve em condições de dá-la, para a crença otimista do PT de que era possível “governar para todos” ou, em outras palavras, governar com e para a burguesia garantindo algumas migalhas para sua base social.

Mas, a juventude ainda não deu o último recado. Nesse exato momento, mais de uma centena de escolas estão ocupadas contra os ataques ao nosso futuro. É preciso lutar e é possível vencer mas, para isso, nós precisamos nos organizar e apresentar uma alternativa para o país. Precisamos construir para ontem uma alternativa política independente da direita tradicional e do PT. Não vamos deixar eles venderem o nosso futuro.

Foto: Reprodução Facebook