Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Telemarketing: o subemprego no Capitalismo

Por: Fabio SM, de São Paulo, SP

O telemarketing é o emprego onde mais se tem mulheres, negros e lgbts. Onde esses setores oprimidos pelo capitalismo são obrigados a trabalhar por um salário miserável. Recebendo um vale refeição que não dá pra comprar nem uma coxinha, ficam à deriva das pressões do supervisor que mais parece um capataz de senzala. Os lgbt’s por não terem muito espaço no mercado de trabalho são forçados a se submeter a esse tipo de trabalho, onde em muitas vezes sofrem homofobia pelos próprios colegas. E as mulheres que por sua vez sofrem com machismo, com os assédios sexuais e morais acabando com sua auto-estima, trazendo problemas futuros.

Parece que os melhores empregos são para heteros brancos e de preferencia homens e mulheres, negros e lgbt’s os subempregos.

É um dos trabalhos mais humilhantes que existem, um emprego onde as pessoas desenvolvem várias doenças, físicas e até psicológicas como infecção urinaria, porque é quase que proibido ir ao banheiro, problemas de tendinites, problemas na audição, problemas com a voz por ter que falar sem parar e as psicológicas como síndrome do pânico, síndrome de burnout (que é uma doença por esgotamento profissional), fora o estresse e a baixa estima.

Mas quem é o culpado de tudo isso? São as empresas como Vivo, Oi, Itaú, Citibank, Santander que são as principais, e as empresas contratadas como Atento, Almaviva, Contax, Tvit, Teleperformace, Vickstar entre outras, essas empresas lucram milhões às custas dos seus funcionários enriquecem absurdos, botam medo no funcionário, dizendo que se ele sair dali não arrumará mais nada, ganham migalhas enquanto os patrões estão gozando de sua fortuna. Os sindicatos quase não fazem nada, os funcionários se sentem impotentes.

Só um exemplo: o Banco Santander lucrou apenas neste primeiro semestre R$ 1,34 bilhões, e não tem a decência de aumentar o nível do salário para os operadores de Call-Centers. A Tvit uma de suas terceirizadas está demitindo funcionários para proteger seu lucro, reduzindo o quadro, para que os que ficarem serem massacrados, por sobrecarga de serviço. Como um banco que teve esse lucro absurdo ainda quer cortar funcionários?! Outro exemplo é a Contax que já acumula vários processos pelo Brasil.

E agora com a PEC 241 a vida dos trabalhadores de telemarketing será ainda mais prejudicada. Único jeito de acabar com tudo isso é se essa categoria se organizar, se unirem, fazer greve, pressionar o sindicato, só assim terá uma melhoria, se mobilizando, se unindo, construir uma luta, se não fizerem isso essas empresas vão continuar a superexplorar, massacrar. Temos que barrar isso, não deixar o capitalismo escravizar a humanidade, só a luta irá nos libertar!

 

Marcado como:
Capitalismo