Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Quando o esporte pode representar a luta de um povo, viva o Palestino do Chile!

Por: Tailson Silva, de São Miguel do Guamá, PA.

Conhecido por muitos brasileiros após eliminar o Flamengo nas oitavas de final da Copa Sul-americana de 2016, o Palestino do Chile já é um clube quase centenário e ligado diretamente à luta do povo palestino contra a colonização sionista da Palestina histórica.

O Palestino do Chile foi fundado em 20 de Agosto de 1920 por um grupo de imigrantes palestinos em homenagem a cultura palestina, na cidade de Santiago do Chile, com as cores verde, vermelho, preto e branco, as mesmas cores da bandeira da Palestina. O Palestino se consolidou no futebol chileno por representar a maior comunidade palestina fora do oriente médio, sendo cerca de 350.000 palestinos atualmente, entre imigrantes e refugiados palestinos, que chegaram ao Chile antes e depois do Nakba (tragédia em árabe) palestino, a partir da criação do Estado sionista de Israel em 1948, dando início a limpeza étinica na Palestina e a diáspora do povo palestino pelo mundo.

O Palestino do Chile possui uma história de conquistas no futebol chileno com os títulos de campeão chileno em duas oportunidades, em 1955 e 1978 e também da Copa Chile em 1975 e 1977, além de duas participações na taça Libertadores da América em 1978 e 2015. Em 1978 o Palestino contou em seu elenco com o grande craque Elías Figueroa, que também jogou no Internacional de Porto Alegre.

Além das conquistas futebolísticas, o Palestino sofre perseguições de diferentes esferas, pela sua relação com a causa do povo palestino, como foi o caso da tentativa do clube Ñublense do Chile, que denunciou o Palestino à Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile, na tentativa de impedir a utilização em sua camisa de um mapa do território da Palestina histórica, anterior à criação do estado sionista de Israel, em maio de 1948, ou seja, um mapa que não aparece as delimitações territoriais oriundas da usurpação dos territórios palestinos feita pela colonização sionista durante todos esses anos. O que não foi aceito pelo Palestino, que honrosamente segue estampando em suas camisas o território original e pertencente ao povo palestino, em todas as suas partidas, que sempre são transmitidas ao vivo para os palestinos do Oriente Médio.

A conquista da última semana está longe de ser apenas um avançar de fases de um clube de futebol. Representa a luta territorial de um povo que a décadas está sendo colonizado pelo sionismo, com apoio direto dos países imperialistas, principalmente o imperialismo yankee e das organizações e entidades internacionais, que seguem fechando seus olhos para os acontecimentos no território da Palestina histórica.

A torcida pelo Palestino do Chile é a torcida pelo fim da existência do Estado sionista de Israel e pelo fim do seu projeto de construção de um Estado homogêneo e exclusivamente judeu na Palestina histórica, onde a opressão, a agressão, o genocídio e a usurpação dos territórios dos palestinos são cotidianos e as marcas dessa empreitada são cruéis .

Viva o Palestino do Chile! Viva a luta do povo palestino! Viva a luta por estado Palestino laico, democrático e não racista, onde judeus e árabes possam viver em harmonia, sem as leis racistas do atual Estado de Israel.

Marcado como:
Israel / palestina