Metalúrgicos fazem passeata na Zona Sul de São Paulo

Por: Nana Caetano, de São Paulo, SP

Na manhã desta quinta-feira (29), centenas de metalúrgicos da Zona Sul foram convocados pelo sindicato para paralisar as fábricas. Na região, metalúrgicas importantes como a MWM, Dormer e Prada tiveram a produção interrompida pela paralisação.

Juntamente com ativistas de ocupações da região e bancários em greve, participaram da caminhada até a Ponte do Socorro. O protesto foi organizado pela Força Sindical e CSP-Conlutas e fez parte da Paralisação Nacional dos Metalúrgicos.

Um dos ataques aos direitos mais sentidos pelos manifestantes é a ameça de Reforma da Previdência. O governo Temer (PMDB) quer aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos. Isso prejudicaria ainda mais as mulheres, conforme muitas metalúrgicas presentes comentavam. Era grande a presença de trabalhadores com menos de 50 anos, que estarão sujeitos às novas regras de aposentadoria.

Ao final do protesto, Miguel Torres, presidente do sindicato, conduziu uma votação simbólica. Foi aprovado que, caso o governo envie de fato os projetos de reforma ao Congresso, terá uma greve geral no país.

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos