Pular para o conteúdo

Trabalhadores sofrem com falta de água no Distrito Federal

Por: Ademar Lourenço, de Brasília, DF

O Distrito Federal (DF) está em uma série crise de falta de água. A cidade satélite de Planaltina já chegou a ficar três dias sem abastecimento. Brazlândia, Sobradinho e São Sebastião também sofrem com esse problema. Em alguns casos o governo não avisa para a população quando vai faltar água.

Enquanto isso, nos bairros ricos como Lago Norte e Lago Sul, as pessoas curtem suas piscinas e lavam os seus carros sem preocupação. Quem escolhe onde vai falta água é a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Casb), empresa pública do DF.

Estamos em um período de seca na região. Mas esse não é o único motivo para o racionamento. A Caesb hoje desperdiça 30% da água produzida. Isto acontece porque a manutenção de redes foi entregue para uma empresa privada. Antes disso, a Caesb era exemplo de distribuição da água sem desperdício.

Esta empresa tem mais de um bilhão de reais pra investir em novas fontes de abastecimento, mas o dinheiro não é usado de forma adequada. Além disso, 80% da fiscalização da Barragem do Descoberto, principal fonte de água do DF, foi cortada.

O sindicato dos funcionários da Caesb, Sindágua, já pediu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses problemas. Neste domingo, militantes do MAIS fizeram panfletagem na feira da Planaltina denunciando a política de sede do governador Rodrigo Rollemberg. Se a crise continuar, a mobilização pode se fortalecer.

Foto: A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma unidade de conservação a 50 quilômetros do centro de BrasíliaWilson Dias/Agência Brasil

Marcado como:
brasilia