Pular para o conteúdo

Eleições Santa Maria, RS: se queremos mudança, teremos que mudar o voto

Por: Geovanna Dutra, de Santa Maria, RS

Santa Maria, no Rio de Grande do Sul é uma cidade que sucessivamente vem sendo governada por partidos com políticas que beneficiam interesses de setores da sociedade. Em Santa Maia, tem a Máfia dos transportes, que todo ano aumenta as passagens. Tem o sucateamento da educação com o não pagamento do piso nacional para os professores. Tem a superfaturação das empreiteiras do Hospital Regional que há seis anos vem servindo para os empresários sugarem do financiamento público. Tem a criminalização da juventude negra nos bairros e periferias. Tem a falta de políticas pública para a proteção das mulheres em situação de risco. Tem a falta de justiça para 242 famílias que esperam pelo dia que a vida de seus filhos e filhas terão a importância que deveriam ter para essa cidade. Essa é a Santa Maria que nos tornamos ao longo dos anos.

Pelas pesquisas eleitorais, os candidatos que tem maior probabilidade de vencer, ou ir para o segundo turno, são os dos partidos que há anos governam. Pozzobom (PSDB) e Fabiano (PSB) representam os ajustes de Temer e de Sartori, e Valdeci representa o recuo do PT nos seus governos. Vem cedendo a negociações e alianças com o que há de pior e mais corrupto da política. Desta forma, Santa Maria caminha na contramão do que seria a expectativa da mudança para os que precisam dela. É preciso romper com isso. É preciso dar a devida importância para a vida das pessoas que aqui vivem.

Nestas eleições, precisamos fazer diferente se quisermos ver a mudança. Precisamos demonstrar no domingo nossa insatisfação com esses consecutivos (des)governos. Precisamos dizer Fora Temer, e todos os corruptos. Precisamos dizer não à Reforma do Ensino Médio. Nosso voto precisa expressar a indignação perante os salários parcelados. Precisamos votar com a esperança de ampliar as mobilizações contra os ajustes consecutivos que sofremos.

14225435_1380092148686465_786900838874067719_n
MAIS apoia candidatura de Alcir

É por isso que em Santa Maria, o Movimento Por Uma Alternativa Independente de Socialista, o MAIS também deciciu por estar com o ALCIR50 do Psol. Alcir e seu vice Israel apresentam uma perspectiva de Santa Maria para os que têm a vida a perder com os problemas da cidade. É por isso que a RBS não convidou Alcir50 para os debates. Se quisermos a mudança, é preciso mudar o voto nessas eleições.

Foto: Reprodução Facebook