Pular para o conteúdo
BRASIL

A Pegada é Preta, Rumo ao 20 de Novembro!

Por Paula Blume e Maria Helena, de Porto Alegre

Na domingueira do dia 18/09, com início as 13 h, vai rolar no bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre-RS, a primeira edição do Projeto Pegada Preta. A atividade tem o objetivo de reunir os negros, negras e não negros, por meio da cultura do povo negro, na praça pra todo mundo colar e se manifestar. Pretende abrir o debate, que é político, sobre as questões raciais que atingem a população nas periferias de todo Brasil. E mais ainda, falar da história dos negros e negras, fortalecer com a ancestralidade, a arte, cantar, rimar, dançar, grafitar. Resistir com uma das ferramentas mais fortes que podemos ter, organização e nossa união ao redor da cultura. Derrotar a opressão e a exploração é dever de toda a classe trabalhadora. Afinal, precisamos arrancar Alegria ao futuro!

“Vai ser um momento especial. A ideia surgiu das inquietações que eu, Arthur Nunes e o nego Mano dividíamos. Rapidamente somamos parcerias firmes, organizamos uma reunião e a ideia virou realidade. Agora é ampliar a divulgação que vai dar tudo certo!
É a cultura e a consciência negra que pedem passagem. Menos violência, mais luta e organização do povo negro, é isso que queremos!”, relata Matheus Gomes, ativista negro e militante do MAIS.

A programação do Projeto Pegada Preta foi postada no evento do facebook, abaixo reproduzimos a programação atualizada. O MAIS está junto com músicos e moradores da região na construção desse Projeto de luta e cultura rumo ao dia 20 de Novembro.

PROGRAMAÇÃO DA 1° PEGADA PRETA NA PRAÇA MÉXICO:

13h – DJ BEE
14h – Roda de Samba da Nossa Escola + Bicho Solto
15h – Oficina de Turbante e Sarau Preto
16h – DJ Mart e Jessé Dias
16h30 – DJ Panda e Rap do Leopoldina
17h – Grupo Conexão A

– O Grafiti vai rolar durante o transcorrer do evento! Vai ser em frente a pista de skate da praça!

Entre todas as atrações, o microfone estará aberto para a comunidade expressar suas ideias. Várias lideranças do movimento negro confirmaram presença e vão contribuir para transformar a Pegada Preta numa atividade cultural e de conscientização.

Distribuiremos panfletos e materiais sobre a história do povo negro para a comunidade.

As exposições de artesanato e outras peças produzidas por negras e negros que entraram em contato conosco vão rolar desde o início da atividade.

Marcado como:
negro