Pular para o conteúdo
EDITORIAL

O que está por trás da denúncia contra Lula?

A força-tarefa da Lava Jato denunciou o ex-presidente Lula nesta quarta-feira (14) sob a acusação de comandar esquema de corrupção na Petrobras. Lula seria o “general” da “propinocracia” destinada a “saquear os cofres públicos”. O procurador Roberson Henrique declarou, durante a entrevista coletiva, que “não temos como provar, mas temos convicção”.

A acusação do Ministério Público Federal, marcada pelo tom ‘político’, foi feita na medida para os holofotes da grande mídia. Na TV e nos principais sites de notícias, a manchete era uma só: “Lula denunciado”. Como reconhece lideranças do PT, a possibilidade de Lula ser preso nos próximos meses é real.

Julgamento Político
As explicações dadas pelos procuradores, resumidas em apresentações de Powerpoint que renderam piadas nas redes sociais, não conseguiram esconder o objetivo político da ação.

Em outras palavras, o verdadeiro objetivo não é prender Lula em razão de seu suposto enriquecimento ilegal. Quer dizer, a intenção não é encarcerar o ex-presidente pelas negociatas escusas com grandes empresários. Longe disso.

No imediato, a estratégia é impedir a candidatura de Lula em 2018. Mas, a intenção principal remete a uma questão mais estratégica à classe dominante, construir uma visão sobre o PT e Lula que esconda a verdadeira ‘imoralidade’ cometida pelos governos petistas.

Na narrativa da Lava Jato, o ‘pecado’ de Lula e do PT não seria a longa conciliação com a direita, isto é, os 13 anos de governos petistas em íntima coligação com os ricos e poderosos. O ‘crime’, segundo o Ministério Público, seria “o DNA corrupto” do PT, que teria arquitetado “o maior esquema de roubo da história do país”.

Não se trata duma cruzada pela “moralidade” e pela “ética”, como quer fazer parecer Moro e seus homens. A Justiça nunca foi neutra, ainda mais no Brasil. Ela tem classe social, e atende a interesses políticos bem definidos.

500 anos de impunidade para a Direita
Há séculos a elite política e econômica oprime, explora e rouba o povo trabalhador desse país. Políticos concursados em bandidagem, como Maluf, Sarney, Collor, Renan Calheiros e tantos outros, seguem livres, leves e soltos. Os patrimônios multimilionários de Aécio, Serra e FHC, incompatíveis com suas respectivas carreiras profissionais, nunca foram investigados. Até mesmo Eduardo Cunha, notável ladrão, continua em liberdade.

Por que o que vale para o PT não vale para o PSDB? Por que dois pesos e duas medidas?

A burguesia não persegue o presente decadente de Lula e do PT. Em realidade, ela aplaude a dedicação com que os governos petistas serviram aos seus interesses. Com a tentativa de criminalizar Lula e o PT, a classe dominante quer, na verdade, destruir o passado que eles carregam e, assim, aniquilar o que eles ainda significam para um amplo segmento de trabalhadores.

Ao tentar prender Lula, a direita quer acabar com o que permanece da imagem do líder operário de esquerda, e não com o Lula amigo de pecuaristas, coronéis e velhacos corruptos.

O verdadeiro ‘crime’ de Lula
O real ‘crime’ de Lula não foi o suposto delito de corrupção que o acusam. É possível que ele tenha recebido favores ilícitos. Não temos nenhum motivo para confiar em sua inocência, muito menos para apoiá-lo politicamente.

Lula merece ser ‘julgado’, mas não por essa direita hipócrita com seu aparato judicial corrompido. Quem deve acertar as contas com Lula e o PT são os trabalhadores. Por isso, somos contra a prisão de Lula: não conferimos à Justiça dessa elite a legitimidade de condenar líderes operários, ainda que os mesmos tenham se vendido aos exploradores.

A classe trabalhadora tem muitos motivos para ‘condenar’ Lula e o PT. Eles merecem ser condenados por terem traído os interesses dos trabalhadores, por terem se ajoelhado à burguesia brasileira, pelas alianças espúrias com a direita, pelas falsas promessas, mentiras desmoralizantes e também pelos esquemas de corrupção.

A esquerda socialista precisa ter instinto de classe e evitar dois erros graves nesse momento. Por um lado, defender a ‘prisão’ de Lula fortaleceria a direita mais reacionária. Por outro, esconder as traições do PT e de Lula, em nome da luta contra a direita, alimentaria ilusões que devem ser enterradas.