Nesta terça-feira, após vitória na Justiça, incêndio atinge a ocupação Esperança em Osasco

Raíza Rocha, da Redação

No final da tarde desta terça-feira, os moradores da Ocupação Esperança, em Osasco, foram surpreendidos com um grave incêndio que já destruiu vários barracos. Neste momento, os moradores ainda tentam controlar o incêndio que se espalha pela ocupação. Segundo informações do Movimento Luta Popular, o corpo de bombeiros já está a caminho.

O incêndio ocorre três dias após a ocupação conquistar uma importante vitória. Na Justiça, o movimento conquistou um decreto que declara a área da ocupação de interesse social para fins de moradia. Esta vitória foi um forte golpe contra o pedido de reintegração de posse expedido em 29 de agosto, e que estabelece como prazo a reintegração em três meses com data a ser estabelecida pela Polícia Militar.

A ocupação completou 3 anos no dia 23 de agosto. O terreno é propriedade privada da empresa de cosméticos KJ Kady Jacqueline Ltda e, segundo o movimento, estava há 30 anos ocioso e acumulando dívidas relativas a impostos. Apesar das dívidas do dono do terreno com o poder público, os moradores da Ocupação insistem que a Prefeitura de Osasco, a CDHU do Governo do Estado e o Governo Federal seguem omissos. Para o Luta Popular, não houve, até o momento, por parte dos governantes, nenhuma movimentação concreta que garanta moradia para estas famílias.
“Esses governos não fizeram nada para resolver e atender o problema dos moradores da Esperança”, diz o  advogado do movimento Avanilson Araújo.

Agora a noite, o local foi cercado de policiais e o advogado do movimento, Avanilson Araújo, foi detido pela polícia. Os advogados da CSP Conlutas estão se dirigindo para a Delegacia para acompanhar a situação.

“A ocupação precisa de ajuda. Quem puder vir pra cá é mais que necessário”, pede Irene Maestro, dirigente do Luta Popular.  Em nota no Facebook, o Luta popular pede solidariedade às famílias que perderam seus barracos e que  contribuições sejam enviadas para ajudar os pais e mães de famílias que perderam tudo. A partir das 23h desta terça, o movimento estará recebendo doações para as famílias no Centro de São Paulo, Rua Frederico Abranches, 189, bairro Santa Cecília, no Espaço Kiwi Companhia de Teatro.

*Última atualização às 22h32