Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Terceirizados da Vallourec protestam contra demissões

Por: Bernardo Lima, de Contagem, MG

Os trabalhadores da construção civil da empresa Urb Topo protestaram nesta quinta-feira (8) contra o fechamento da empresa e a demissão de mais de 90 trabalhadores. Os operários não receberam o acerto da rescisão de contrato e estão com os salários atrasados. Eles prestavam serviço para a multinacional metalúrgica francesa Vallourec, antiga Mannesmann.

A manifestação começou na portaria 4 da Vallourec, por onde entram a maioria dos terceirizados e os trabalhadores que moram na região do Barreiro, com o fechamento da rua e panfletagem. Após 7h30, os trabalhadores caminharam pela Avenida Olinto Meireles e subiram a Via do Minério até a portaria 5 da empresa.

Os manifestantes mostravam indignação com o grito “Minha panela está vazia. E a Vallourec na mordomia” e com palavras de ordem exigindo o pagamento imediato da rescisão. Em certo momento, a polícia reprimiu a manifestação pacífica, ameaçando atirar com balas de borracha e jogando uma bomba em direção aos operários.

O Sindicato da Construção Civil de Belo Horizonte(Marreta) liderava a manifestação. Estavam presentes militantes do MAIS, PSTU, MRT e da Liga Operária.

A crise econômica está atingindo duramente a indústria de Minas Gerais. A Vallourec, produtora de tubos sem costura, está utilizando a crise para fechar a Usina do Barreiro e transferir a produção para nova planta em Jeceaba. Um dos alto-fornos foi desligado no início do ano e a previsão é desligar o segundo até o meio do ano que vem. Tudo parte da estratégia da empresa de fechamento da planta.

Imagens da manifestação

Marcado como:
manessmann / vallourec