Pular para o conteúdo

Motoristas e cobradores entram em greve no ABC Paulista

Por: Gleice Barros, do ABC, SP

Nesta quinta-feira (8), a região do ABCD amanheceu com paralisação de motoristas e cobradores de ônibus das linhas intermunicipais de cinco empresas que prestam serviço para a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) e atendem as cidades de São Bernardo, Diadema e Santo André. Os trabalhadores aprovaram a greve após atraso de salários.

Os contratos das empresas Viação São Camilo, Auto Viação Triângulo, Viação Imigrantes, Viação Riacho Grande e Viação Urbana estão defasados há 30 anos, o que fica evidente na qualidade precária dos veículos e do serviço.

Veículos antigos em péssimas condições, linhas demoradas e sempre superlotadas não são novidades para os moradores da região que fazem o traslado diário entre as cidades e a capital paulista. Além disso, muitos motoristas são submetidos a cumprir dupla função em várias linhas, ao também cobrarem as passagens dos usuários, com o salário de apenas uma função.

No último dia primeiro de setembro foi anunciada, via Diário Oficial do Estado, audiência publica para debater os contratos no dia 19 de agosto.

Até o fechamento desta notícia, não havia informações sobre as negociações entre trabalhadores e empresa.

Foto: Reprodução TV Globo

Marcado como:
ABC paulista